PUBLICIDADE

vc repórter: Pará registra nona morte por gripe H1N1; vítima era professor

28 mai 2013 - 09h46
(atualizado às 10h52)
Compartilhar
Exibir comentários

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) confirmou nesta terça-feira a nona morte por gripe H1N1 no Estado. Após a realização de exames, foi constado que Arão Saraiva de Araújo, morto na última quinta-feira, 23, havia contraído o vírus. Araújo era professor e lecionava na Escola Estadual Augusto Meira, em Belém, e na Escola Estadual Fernando Ferrari, em Marituba, na região metropolitana da capital. 

Segundo a Sespa, o professor tinha cardiopatia crônica e não havia tomado a vacina, apesar de fazer parte dos grupos prioritários contemplados pela campanha de vacinação contra a gripe.

Neste ano o Pará registrou 16 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), causada por vírus respiratório, sendo nove por H1N1, uma por H3N2, três por Influenza B, uma por H1N1 e vírus sincicial e uma por vírus respiratório sincicial e uma por Influenza não especificada.

De acordo com o último boletim divulgado pela Sespa, até as 11h35 do dia 24 de maio, o Estado já havia registrado 233 notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com 82 resultados positivos, sendo 45 para H1N1, dois para H3N2, 12 para Influenza B, cinco para Influenza A inconclusivo e 18 para outros vírus sazonais.

Ainda segundo o órgão, 44 casos de pessoas com suspeita de vírus respiratórios ainda estão sendo investigados. Os resultados positivos para Influenza A H1N1, A H3N2 e Influenza B foram registrados nos municípios de Belém, Barcarena, Ananindeua, Breu Branco, Marituba, Cametá, Novo Repartimento e Ponta de Pedras.

Aulas suspensas

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou que, junto a Sesma, visitou as unidades de ensino nas quais o professor lecionava e repassou as devidas orientações quanto a higienização do ambiente escolar. 

As aulas na Escola Estadual Augusto Meira, que haviam sido suspensas na última semana, já foram retomadas. Ontem a unidade recebeu uma palestras sobre prevenção à doença. Na escola Fernando Ferrari, em Marituba, as aulas estão suspensas até a próxima segunda-feira, 3. A escola também receberá a visita de técnicos da Sespa para a realização de palestras.

O internauta Roberto Meira, de Belém (PA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade