PUBLICIDADE

vc repórter: mineiro faz réplica de estação de trem com Lego

Mais de 20 mil peças originais dos famosos blocos de montar foram usadas para construir a réplica da Estação Ferroviária de São João del-Rei

14 ago 2014 - 14h59
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A reprodução da estação ferroviária foi desenvolvida ao longo dos anos de 2013 e 2014</p>
A reprodução da estação ferroviária foi desenvolvida ao longo dos anos de 2013 e 2014
Foto: Adolfo Freitas / vc repórter

Adolfo Freitas construiu uma réplica da Estação Ferroviária de São João del-Rei, localizada na cidade de mesmo nome em Minas Gerais, com 20 mil peças de Lego. Colecionador dos famosos blocos de montar, o mineiro afirmou que seu objetivo era homenagear o município pelo aniversário de 300 anos e chamar a atenção para a necessidade de preservar o patrimônio histórico.

Siga o vc repórter no Twitter

Nascido em Juiz de Fora, Adolfo se diz um colecionador atípico, por comprar apenas as peças e não os conjuntos de Lego em lojas. A ideia é ficar livre para criar, sem precisar se prender a um tema específico. O juiz-forano é membro do LUG Brasil, a comunidade de fãs de Lego no País, e já participou de exposições internacionais organizadas pelo grupo, com réplicas de prédios históricos e de outras construções.

A reprodução da estação ferroviária foi desenvolvida ao longo dos anos de 2013 e 2014, dentro da residência de Adolfo, e levou quase um ano e meio para ficar pronta. A obra tem 1,80 metro de comprimento, 1,30 metro de largura, 50 centímetros de altura, ocupando, aproximadamente, 2 metros quadrados de área construída. A estrutura pesa cerca de 17 quilos.

Adolfo explicou que a réplica é um MOC, sigla em inglês que significa “My Own Creation” (“Minha Criação Própria”, em português). “O MOC foi todo feito utilizando peças de Lego originais e projetado em módulos. Como eu participo de exposições sobre o hobby, precisei aplicar essa técnica para viabilizar o transporte e a armazenagem. Ao final, o tamanho da construção me surpreendeu”, contou.

Segundo ele, o bacharelado em turismo modificou sua visão sobre os lugares e suas histórias. “Por causa da minha formação profissional, adquiri um olhar crítico com relação ao patrimônio histórico e encontrei uma boa oportunidade para contribuir com a preservação e conservação de nossa história através do hobby”, explicou. “O Lego é uma forma inteligente de incentivar a preservação do patrimônio histórico e de despertar a consciência coletiva para a cultura, a história e a arte”, finalizou.

O leitor Adolfo Freitas, de Juiz de Fora (MG), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade