PUBLICIDADE

vc repórter: greve de ônibus chega ao 6º dia em Jundiaí

A categoria reivindica reajuste no salário, no valor do benefício de alimentação e na participação nos lucros

20 mai 2014 - 12h10
Compartilhar
Exibir comentários
Terminais foram fechados devido à baixo número de ônibus disponíveis
Terminais foram fechados devido à baixo número de ônibus disponíveis
Foto: Sidnei Silva / vc repórter

A paralisação de motoristas e cobradores de ônibus em Jundiaí, no interior de São Paulo, chegou ao sexto dia nesta terça-feira. A categoria reivindica reajuste no salário, no valor do benefício de alimentação e na participação nos lucros das quatro empresas afetadas pela greve. Contratante dos serviços de transporte, a prefeitura da cidade tenta mediar as negociações para evitar maiores transtornos à população. 

Siga o vc repórter no Twitter

A decisão de paralisar as atividades foi considerada, desde o início, ilegal pela administração municipal. A prefeitura diz que não foi notificada oficialmente sobre a greve e, por isso, não reconhece a legitimidade do movimento. 

A instituição afirma ainda que o sindicato não está cumprindo a determinação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que exigia a circulação de 70% da frota, no mínimo. De acordo com o órgão, o transporte nesta terça-feira está sendo realizado com 31% da frota. Os terminais de ônibus seguem fechados, por decisão da própria prefeitura, para evitar que passageiros paguem pela integração e não encontrem a linha que procuram.

Em assembleia realizada na última segunda-feira, os trabalhadores não aceitaram a proposta das empresas, que previa reajuste de 8% nos três principais itens das reivindicações. Segundo a prefeitura, os cerca de 4 mil funcionários paralisados pedem 15% de aumento salarial, R$ 15 por dia de vale refeição e R$ 1 mil de Participação nos Lucros e Resultados. 

Representantes da administração municipal participarão de audiência no TRT de Campinas ainda nesta terça-feira. O objetivo é garantir, por meio da Justiça, um acordo que viabilize o fim da greve e a retomada dos serviços prestados à população. A prefeitura estima que 140 mil passageiros sejam prejudicados por dia de paralisação em Jundiaí.

O Terra procurou o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Jundiaí e Região para entrevista, mas nenhum representante da associação se dispôs a dar um posicionamento da categoria a respeito da greve.  

O leitor Sidnei Silva, de Jundiaí (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade