PUBLICIDADE

vc repórter: Fundação Casa inaugura 2 centros no interior de SP

24 abr 2013 - 13h22
(atualizado às 15h31)
Compartilhar
Exibir comentários
Centros têm capacidade para atender 112 adolescentes do sexo masculino de 12 e 21 anos
Centros têm capacidade para atender 112 adolescentes do sexo masculino de 12 e 21 anos
Foto: Eliel Nascimento/FCasa / Divulgação

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente, conhecida como Fundação Casa, inaugurou na manhã desta quarta-feira dois centros socioeducativos em Limeira, no interior de São Paulo. Com os novos locais, que devem começar a funcionar nos próximos dias, o Estado de São Paulo já soma 62 estabelecimentos da fundação.

Os dois centros têm capacidade para atender 112 adolescentes do sexo masculino, com faixa etária entre 12 e 21 anos incompletos. O centro Limeira atenderá a 56 jovens, sendo 16 na internação provisória (artigo 108 do Estatuto da Criança e do Adolescente) e internação sanção (art. 122, inciso III); e 40 em internação (art. 122). Já o centro Morro Azul atenderá 56 jovens reincidentes, com todas as vagas destinadas à internação (art. 122).

Segundo a presidente da associação, Berenice Giannella, o novo centro faz parte do programa de descentralização da fundação. “Com a inauguração dos dois centros de Limeira, o objetivo é fazer com que os adolescentes sejam atendidos próximos de sua família e dentro de sua comunidade, o que nos ajuda na reinserção social desses jovens”, afirmou.

Além dessa descentralização, a Fundação Casa informa que também reformulou as áreas de atendimento pedagógico, saúde e segurança voltadas para “melhorar o acolhimento dos adolescentes”. Com isso, a associação conseguiu reduzir o índice de reincidência, que caiu de 29%, em 2005, para 13,5% na internação, em 2013.

Dentro da fundação, os jovens que cumprem medida socioeducativa passam por um diagnóstico polidimensional e são trabalhados de acordo com um Plano Individual de Atendimento (PIA). O plano permite que as reais demandas que o jovem e sua família têm nas áreas sociais, de saúde e pedagógica sejam atendidas especificamente.

Segundo a instituição, atualmente os adolescentes têm uma agenda multiprofissional que inclui atividades de escolarização formal, esporte, cultura, educação profissional, além do atendimento de psicólogos e assistentes sociais.

O internauta Wagner Guidi, de Limeira (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade