PUBLICIDADE

vc repórter: funcionários dos Correios ameaçam greve para o dia 18

10 set 2013 - 16h54
(atualizado em 11/9/2013 às 08h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Os funcionários dos Correios rejeitaram, na última quinta-feira, a proposta de reajuste salarial de 5,27% apresentada pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), e ameaçam entrar em greve por tempo indeterminado em todo o País a partir do dia 18.

Segundo os sindicatos filiados à Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), o valor do reajuste proposto não atinge a inflação do período, medida em 7,13% entre agosto de 2012 e julho de 2013.

Procurada pelo Terra, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos negou que a inflação no período mencionado pela Fentect tenha sido de 7,13%, "Essa era a projeção de inflação acumulada para julho, o que não se confirmou porque baizou em junho e praticamente zerou em julho", esclarece o órgão. 

Segundo a ECT, o reajuste de 5,27% aplicado sobre os salários e benefícios, e somado à progressão anual concedida no ano passado, equivale ou ultrapassa os índices inflacionários do período, impedindo perdas aos trabalhadores.

"A proposta da empresa ainda contempla: manutenção de todos os benefícios constantes do acórdão vigente; manutenção da assistência médico/hospitalar/odontológica nos termos da cláusula 11, constante do acórdão vigente; vale extra a ser concedido em dezembro/2013 para os empregados admitidos até 31/07/2013", informou os Correios em nota. 

Segundo o órgão, entre os anos de 2003 e 2012, o ganho real dos trabalhadores dos Correios foi de 36,91%, acima da inflação do período. A empresa afirma ainda que atualmente 65% da receita de vendas dos Correios é destinada ao pagamento dos salários, benefícios e encargos.

Além dos 15% de aumento real nos salários, a categoria também reinvidica segurança nas agências, contratação de 10 mil funcionários, reposição de perdas salariais no período de 1994-2002, implementação de Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS) e redução de jornada de trabalho dos atendentes para 6 horas.

Para proteger seus trabalhadores, os Correios afirmam que investem na área da segurança adotando medidas como a aquisição de alarmes, cofres equipados com retardo de segurança, circuito interno de monitoramento por câmera, contratação de vigias, parcerias com órgãos de segurança pública e treinamento de funcionários, entre outras.

"A empresa também presta acompanhamento médico e psicológico aos empregados que são vítimas de assalto", ressalta. 

Com relação ao pedido de aumento do quadro de funcionários, a empresa afirma que já trabalha no edital de um novo concurso público. Em 2011, os Correios realizaram o maior concurso público da história do Brasil, com mais de 1 milhão de inscritos. "Mais de 19 mil trabalhadores foram contratados em todo o País nos últimos dois anos e meio, a maior parte, para a área operacional (carteiros, atendentes e operadores de triagem e transbordo)", completou o órgão. 

"Se a empresa não melhorar a contraproposta, vamos entrar em greve por tempo indeterminado”, afirma o secretário de Imprensa e Comunicação da Fentect, James Magalhães. Uma assembleia geral está marcada para a próxima terça-feira, dia 17; nela deve ser votada a possível paralisação.

O internauta José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade