PUBLICIDADE

vc repórter: cidades catarinenses registram estragos após chuva

8 set 2009 - 17h43
(atualizado em 9/9/2009 às 14h30)
Compartilhar

O vendaval que atingiu o sul do País na madrugada desta terça-feira causou estragos no oeste e no litoral de Santa Catarina. Em São Bernardino (SC), próximo à fronteira com a Argentina, cerca de 70 residências tiveram seus telhados arrancados pelo vento.

Parte do telhado de uma empresa de ônibus caiu sobre a rua em Blumenau
Parte do telhado de uma empresa de ônibus caiu sobre a rua em Blumenau
Foto: Jaime Batista da Silva / vc repórter

O galpão de uma fábrica de sofás teve as suas telhas arrancadas e a estrutura abalada. Além das 35 famílias que estão hospedadas em casas de parentes e amigos, outras 35 devem ser instaladas pela prefeitura em um ginásio de esportes.

Em Schroeder, no nordeste do Estado, a Defesa Civil ainda fazia o levantamento dos estragos na cidade à tarde, mas já contabiliza 155 casas danificadas às 16h. Houve estragos nos bairros Schroeder 1, Sossego, Centro Norte e Garcia. Este último, na zona norte, foi o mais atingido. É na região que ficam a maior parte das residências destelhadas e as oito empresas com danos causados pela chuva.

No município, o galpão de uma serraria veio abaixo durante a madrugada. A empresa fabrica caixas de madeiras para comercialização de frutas e verduras e teve a sua estrutura destruída pelo vento. Entre os produtores de banana, as perdas calculadas chegam a 30%. Alguns agricultores chegaram a perder metade de suas plantações, segundo a Defesa Civil. No município há oito famílias alojadas em casas de parentes. Até a noite, o órgão decidirá se irá declarar estado de emergência ou de calamidade pública junto ao governo estadual.

Estragos nas casas e nas ruas também foram registrados em Itajaí, uma das cidades atingidas pelas inundações de novembro passado. Outdoors e painéis luminosos vieram abaixo na cidade. Segundo a Defesa Civil, houve muitos objetos projetados, o que poderia ter causado feridos caso o vendaval ocorresse de dia.

Três escolas da rede municipal estão interditadas sem previsão de volta às aulas. Em 34 instituições, houve destelhamento, corte de energia elétrica ou quebra de vidros. Dois colégios estaduais também sofreram danos. Apesar das 40 residências com telhados estragados, não há desalojados no município.

A Defesa Civil registrou danos em telhados em quase todos os bairros de Blumenau. Houve corte de energia elétrica durante a madrugada e algumas casas ainda sofriam com o problema ao meio-dia desta terça-feira.

Os internautas Juliana R. Assing, de Schroeder, Hamper, de Florianópolis, Jandir Sabedot, de Campo Erê, Jaime Batista da Silva, de Blumenau, e Marcio Michels, de Joinville (SC), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
TAGS
Publicidade