PUBLICIDADE

vc repórter: baleia franca fica encalhada por 27 horas em SC

Os bombeiros afirmaram que o animal encalhou junto com seu filhote e pesava cerca de 40 toneladas

10 ago 2014 - 16h33
(atualizado em 5/12/2014 às 15h58)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Força-tareça de resgate conseguiu remover o animal do canal</p>
Força-tareça de resgate conseguiu remover o animal do canal
Foto: Ana Barzan / vc repórter

Uma baleia franca foi resgatada após passar cerca de 27 horas encalhada na cidade de Laguna, em Santa Catarina. Uma operação de resgate, realizada no último sábado, conseguiu remover o animal, que ficou preso no local junto com seu filhote. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acontecimento é raro e o último caso semelhante registrado na região ocorreu há 10 anos.

Siga o vc repórter no Twitter

A baleia e seu filhote foram encontrados no Canal dos Molhes, que dá acesso à Lagoa Santo Antônio dos Anjos, durante a tarde da última sexta-feira. Os bombeiros informaram que os dois avançaram até um ponto do canal e acabaram encalhando. A corporação afirmou que a mãe pesava cerca de 40 toneladas.

A operação de resgate contou com uma força-tarefa. Segundo os bombeiros, a Polícia Militar Ambiental disponibilizou embarcações com profundímetro, equipamento que foi utilizado para analisar a profundidade definir qual seria o melhor canal para reconduzir a baleia ao mar aberto. Ao lado da Marinha, a autoridade policial também garantiu o isolamento da área em um perímetro de cerca de 300 metros.

A prefeitura atuou na parte logística do resgate. O Corpo de Bombeiros afirmou que o prefeito de Laguna, Everaldo dos Santos, esteve presente em alguns momentos nas embarcações da Polícia Militar Ambiental. A empresa que opera a balsa de Laguna enviou rebocadores para remover o animal. Os mergulhadores dos bombeiros ficaram responsáveis por fazer a amarração da baleia para efetuar a remoção.

O resgate foi concluído por volta das 20h30, segundo informações dos bombeiros. A baleia foi rebocada até a saída do Canal dos Molhes. Os agentes relataram que o filhote conseguiu se libertar sozinho, aproximadamente, três horas antes da mãe. A saída do animal foi monitorada pela equipe.

O Corpo de Bombeiros afirmou que a baleia estava muito debilitada ao ser liberada em alto mar, mas não apresentava ferimentos aparentes. A corporação explicou que esse tipo de animal se alimenta com grande volume de comida, diariamente, e que as 27 horas de encalhe o deixaram fraco e cansado.

A leitora Ana Barzan, de Laguna (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade