PUBLICIDADE

Umidade do ar cai para 7% no DF; fumaça prejudica trânsito

10 ago 2010 - 15h54
(atualizado às 18h14)
Compartilhar

A umidade relativa do ar chegou a 7% por volta das 15h desta terça-feira no aeroporto internacional Juscelino Kubistchek em Brasília, o que caracteriza o estado de emergência, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). A temperatura estava em 30°C. É a segunda vez este ano que a capital federal atinge um valor tão baixo. A última foi em 22 de junho.

A Climatempo alerta para a fumaça gerada pelas queimadas verificadas no norte e centro-oeste do País. A fumaça se espalha e reduz a visibilidade em aeroportos e estradas. Atualmente, a maior concentração de focos de fogo sobre o Brasil se encontra em Rondônia, norte de Mato Grosso, sul do Pará, Tocantins e o centro-sul do Maranhão. A fuligem das queimadas entra nas casas, suja roupas e causa problemas de saúde para a população.

O Acre está em alerta por causa da fumaça das queimadas. Os focos de incêndio continuam espalhados pelo Estado e deixam muita fumaça sobre a capital, Rio Branco. A quantidade de focos aumentou muito na última semana e o governo decretou estado de alerta ambiental. Às 9h, a visibilidade no aeroporto de Rio Branco estava reduzida a 3 mil m, por conta da fumaça.

Os problemas causados pela fumaça em Rio Branco, e nas demais áreas do Acre, começaram a aumentar na semana passada quando a direção dos ventos facilitou o transporte da fumaça dos focos de fogo da Bolívia para o Estado.

O calor em Rio Branco alcança valores entre 34ºC e 37ºC em quase todas as tardes desde o fim de julho, segundo a Climatempo.

Nesta quarta-feira, o tempo quente e seco vai predominar sobre quase todo o Brasil. Na região centro-oeste, no norte e no Tocantins as temperaturas ficam altas e o alerta é para a baixa umidade do ar. Os índices podem ficar abaixo dos 20% em muitas localidades.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade