PUBLICIDADE

Tripulante de navio da Transpetro contrai gripe suína

20 jun 2009 - 15h25
(atualizado às 15h27)
Compartilhar

A Transpetro informou, por meio de sua assessoria, que um tripulante do navio Livramento, com 28 pessoas a bordo, foi diagnosticado neste sábado pela autoridade sanitária argentina como portador do vírus da influenza A (H1N1), denominado anteriormente como gripe suína.

O navio fazia o trajeto entre os portos de La Teja (Montevidéu) e San Lorenzo (Rosário, na Argentina), onde está fundeado. De acordo com a Transpetro, na tarde de quarta-feira, o tripulante apresentou febre, tosse seca, cefaléia (dor de cabeça) e mialgia (dor muscular), sendo imediatamente isolado.

De acordo com as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS) para combater a pandemia de influenza A, o comando do navio acionou o departamento médico da Transpetro e alertou as autoridades marítimas e sanitárias da Argentina e do Brasil. O tripulante foi examinado por médicos da autoridade sanitária argentina e da Petrobras Argentina. O período de incubação da doença é de até dez dias. Nos 10 dias anteriores ao aparecimento dos primeiros sintomas, o navio Livramento esteve nos terminais de Dock Sud (Buenos Aires) e La Teja (Montevidéu).

A tripulação do Livramento ficará sob quarentena. O tripulante infectado já está sendo atendido em um hospital de referência em Rosário, onde permanece em observação. Os demais tripulantes seguem a bordo sem apresentar sintomas. A Transpetro informou ainda que tomou medidas preventivas e informou previamente à família do tripulante no Brasil.

Sérgio Côrtes está livre

Exame feito na Fiocruz concluiu às 23h35 desta sexta-feira que o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, não tem o vírus da gripe suína. Os técnicos refizeram o exame com o kit específico para detectar o vírus, o AH1N1. O primeiro resultado deste exame não tinha sido conclusivo. Côrtes tem uma gripe causada por um outro vírus do tipo influenza. Ele passou o dia melhor, ainda com dores, mas sem febre.

Durante todo o dia de ontem, a Vigilância Epidemiológica Estadual rastreou e monitorou dezenas de pessoas que tiveram contato com Sérgio Côrtes, nos últimos dias. Desde a noite de quinta-feira, ele estava em quarentena domiciliar com suspeita de gripe suína. Testes feitos até as 22h mostraram que era influenza A, mas não atestavam que era do tipo suína.

O secretário e a mulher chegaram terça-feira dos EUA, país com o maior número de casos da doença confirmados - 17.855 doentes e 44 mortos. Na noite de quinta-feira, Côrtes começou a ter febre, dores no corpo e rouquidão. No dia anterior, participou de reunião com 100 médicos e o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, que não está em isolamento porque não ficou perto de Côrtes.

"As pessoas monitoradas devem medir a temperatura três vezes por dia e têm a orientação de entrar em contato com a vigilância caso ocorra mudança. São orientadas a não compartilhar copos, talheres, toalhas e outros objetos em casa. E devem lavar as mãos com frequência para evitar contaminar o ambiente", explica a coordenadora do Centro Estratégico de Vigilância em Saúde do Estado, Mônica Machado. "Quem temfilhos pequenos devem evitar proximidade para eles não correrem risco", alerta. Para ser incluído no monitoramento é preciso ter tido contato com o caso suspeito.

Fonte: O Dia
Compartilhar
TAGS
Publicidade