PUBLICIDADE

Trânsito

vc repórter: viaduto "rachado" preocupa motoristas em MG

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais negou a existência da trinca no viaduto de Belo Horizonte e afirmou que se trata de uma junta de dilatação

14 ago 2014 - 12h32
(atualizado em 19/6/2018 às 10h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Suposta rachadura fez motoristas temerem o desabamento da estrutura
Suposta rachadura fez motoristas temerem o desabamento da estrutura
Foto: Alexandre Oliveira Júnior / vc repórter

Motoristas que trafegam por um viaduto localizado na avenida Cristiano Machado, na altura do bairro União, na região nordeste de Belo Horizonte (MG), estão preocupados com a segurança da estrutura. Imagem enviada pelo leitor Alexandre Oliveira Júnior mostra uma suposta rachadura na construção. O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) negou a existência da trinca e afirmou que se trata de uma junta de dilatação.

Siga o vc repórter no Twitter

No final de julho, a circulação de um vídeo que denunciava a suposta rachadura na estrutura causou medo entre os moradores e frequentadores da região. O temor foi gerado, principalmente, pela memória recente do acidente com o viaduto Batalha dos Guararapes, que desabou na capital mineira no dia 3 de julho, deixando dois mortos e 23 feridos.

Procurada pelo Terra, a prefeitura de Belo Horizonte disse que não poderia responder sobre o caso e alegou que a construção é de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais. O DER/MG, por meio de nota, informou que a estrutura faz parte de obras de melhoria e aumento de capacidade viária realizadas na avenida Cristiano Machado.

A instituição citou a divulgação de imagens em redes sociais e afirmou que não se trata de uma rachadura, mas sim de uma junta de dilatação, uma separação física entre duas partes de uma estrutura para permitir que haja movimentação sem que elas transmitam esforços entre si.

O DER/MG ressaltou que a junta estava prevista no projeto de construção e garantiu que, desse modo, não há possibilidade de ela ser causadora de um possível abalo na estrutura, ou motivadora de queda do viaduto.

Viaduto desaba e mata duas pessoas em Belo Horizonte

No dia 3 de julho, o viaduto Batalha dos Guararapes desabou sobre veículos na venida Dom Pedro I, em Belo Horizonte. A queda da estrutura, que estava em construção, matou duas pessoas e deixou outras 23 feridas.

O viaduto fazia parte das obras da Copa do Mundo e integrava a duplicação da via para a instalação do BRT (Bus Rapid Transit). Cerca de 20 dias após o desabamento, a Cowan, construtora responsável pela obra, afirmou que falhas no projeto executivo causaram a queda da estrutura.

O leitor Alexandre Oliveira Júnior, de Belo Horizonte (MG), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade