PUBLICIDADE

Trânsito

vc repórter: semáforos ficam sem funcionar por 10 dias em SP

Morador da região, o leitor Thiago afirmou que os equipamentos instalados no bairro Jardim São Luís, zona sul de São Paulo, nunca ficam mais de uma semana em funcionamento

6 fev 2015 - 11h28
Compartilhar
Exibir comentários

Semáforos instalados na região do Jardim São Luís, zona sul de São Paulo, têm prejudicado a circulação de veículos e pedestres no entroncamento entre a avenida Luis Gushiken e a rua Guilherme Valente. De acordo com o leitor Thiago T., os aparelhos desligam constantemente e ficaram mais de dez dias consecutivos sem funcionar, nas últimas semanas.

Semáforos instalados em avenida recém-inaugurada chegam a ficar dez dias sem funcionar
Semáforos instalados em avenida recém-inaugurada chegam a ficar dez dias sem funcionar
Foto: Thiago T / vc repórter

“Uma hora está totalmente apagado, outra hora está piscando no amarelo. Os equipamentos são novos, foram instalados recentemente e nunca ficam mais de uma semana em funcionamento”, contou Thiago. O leitor afirmou que nunca viu funcionários da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) tentando solucionar o problema.

Siga o vc repórter no Twitter

Thiago afirmou que, devido ao intenso movimento na região, os semáforos sem funcionar oferecem riscos constantemente. “Por ser um local em que estão localizadas uma escola e uma creche, o movimento de pessoas e crianças é intenso, assim como o de carros, que, na maioria das vezes, não respeitam as leis e não dão preferência para os pedestres”, lamentou.

Na última segunda-feira, o leitor disse que os aparelhos já estavam sem funcionar há dez dias consecutivos. Ele afirmou que o funcionamento foi normalizado durante a manhã de terça-feira, porém, no período da tarde, os semáforos já estavam piscando novamente, até apagarem.

Segundo Thiago, a avenida Luis Gushiken, inaugurada em setembro de 2014, também apresenta problemas relacionados à imprudência dos motorista quanto à velocidade. “A via tem, na sua maior extensão, o limite de 60 quilômetros por hora e, na maioria das vezes, os veículos passam em velocidades bem superiores ao limite. No local não há lombadas e muito menos radares para inibir a imprudência destes motoristas”, criticou.

Leitor disse que o movimento no local é intenso, o que aumenta os riscos de acidente
Leitor disse que o movimento no local é intenso, o que aumenta os riscos de acidente
Foto: Thiago T / vc repórter

Procurada pelo Terra, a CET informou que as falhas apontadas nos semáforos instalados na região “estão ocorrendo em virtude dos constantes furtos de cabos elétricos, que danificam os equipamentos”. A companhia disse que suas equipes estão trabalhando “com a maior agilidade” para consertar os semáforos, restabelecendo, desta forma, a operacionalidade do sistema no menor prazo, de forma a garantir a segurança e minimizar os transtornos à população”. O órgão municipal acrescentou que os atos de vandalismos foram registrados junto ao Delegacia de Polícia da região para abertura de investigação.

Em relação aos flagrantes de excesso de velocidade e desrespeito aos pedestres, a CET afirmou ter programado uma fiscalização periódica de agentes de trânsito no local, com o intuito de coibir possíveis infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A companhia informou que, de acordo com o artigo 218, inciso III, do CTB, “transitar com velocidade superior máxima permitida para a via e mais de 50%” é uma infração gravíssima, com ônus de sete pontos na carteira de habilitação e multa no valor de R$ 574,62. Já o artigo 208 ,“avançar o sinal de parada obrigatória”, como no caso da faixa de pedestre, configura-se em infração gravíssima, com sete pontos na CNH e multa de R$ 191,54.

O leitor Thiago T., de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade