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Trânsito

vc repórter: prefeitura implanta sistema BRS no centro do Rio

15 dez 2011 - 18h59
(atualizado às 19h04)
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A partir do próximo sábado, 17, o centro da capital fluminense ganhará o primeiro corredor preferencial para ônibus. Conhecido como Bus Rapid System (BRS), o sistema colocará 71 linhas em circulação por um corredor de 1,2 km de extensão, que vai da avenida Presidente Antônio Carlos até a avenida Primeiro de Março.

Com a implementação do BRS, pelo menos oito linhas devem ter os trajetos modificados, o que reduzirá a frota em 15%. Segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro, essa redução aumentará a velocidade operacional dos veículos e organizará o trânsito na cidade.

No entanto, um dos usuários reclama da falta de fiscalização. De acordo com José Carlos Pereira de Carvalho, na zona sul, que já recebeu as faixas preferenciais, vans, carros de passeio e ônibus de turismos usam a faixa irregularmente, "em vez de procurarem ruas transversais para embarque e desembarque".

Segundo a Secretaria de Transportes, o monitoramento dos corredores é feito por controladores da CET-Rio, que recebem imagens em tempo real de câmeras instaladas pelas vias. Além disso, durante o período de instalação, equipes da companhia vão atuar nas vias, instruindo os motoristas que utilizarem as faixas indevidamente.

O condutor que for flagrado na via será multado por transitar com o carro em faixa regulamentada como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo, conforme o artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro. A multa, considerada leve, é no valor de R$ 53,20 com perda de três pontos na carteira de habilitação.

O sistema funcionará nos dias úteis das 6h às 21h e aos sábados das 6h às 14h. Já nos domingos e feriados, o BRS será livre. Táxis que estejam transportando pessoas estão autorizados a circular na via por toda a sua extensão.

O internauta José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

O sistema, já instalado na zona sul do Rio, é usado irregularmente por ônibus de turismo, vans e carros de passeio
O sistema, já instalado na zona sul do Rio, é usado irregularmente por ônibus de turismo, vans e carros de passeio
Foto: José Carlos Pereira de Carvalho / vc repórter
vc repórter
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