PUBLICIDADE

Trânsito

vc repórter: por segurança, produtores rurais bloqueiam BR-101 na Bahia

16 ago 2013 - 15h56
(atualizado às 15h57)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Carros foram incediados em bloqueio total da pista na altura do quilômetro 520 em Buerarema</p>
Carros foram incediados em bloqueio total da pista na altura do quilômetro 520 em Buerarema
Foto: José Roberto Andrade / vc repórter

Produtores rurais bloqueiam, desde as 11h desta sexta-feira, a rodovia BR-101, na altura do município de Buerarema, na Bahia. Eles protestam contra violentas invasões a fazendas da região, supostamente cometidas por índios Tupinambás nos últimos dias.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trecho do quilômetro 520 foi totalmente bloqueado pelos manifestantes, que chegaram a incendiar carros no meio da via.  A base da PRF mais próxima ao bloqueio não soube informar o número de manifestantes e nem quantos são e a quem pertencem os carros incendiados, já que, até as 15h40, aguardava informações dos policiais envolvidos na operação.

O ato é, para a Polícia Civil, uma resposta dos produtores rurais aos supostos índios, que, apenas nas últimas duas semanas, invadiram e depredaram mais de 40 propriedades dos municípios de Una, Buerarema e São José da Vitória.

Os casos mais recentes são da última terça-feira e dos dias 8 e 6 deste mês. O modo de agir dos invasores, de acordo com registros da Polícia Civil de Buerarema, é sempre o mesmo. A qualquer hora do dia, um grupo de mais de cinco homens surpreende os fazendeiros e suas famílias armados com facões e até rifles.

Eles costumam efetuar saques e, eventualmente, agredir moradores e incendiar bares ou quitandas nas propriedades. Em pelo menos duas oportunidades, eles alegaram “reivindicar o que é deles por direito”, referindo-se a ao processo de demarcação de terras da Fundação Nacional do Índio (Funai), que prevê a destinação de uma área de 45.376 hectares nos municípios de Ilhéus, Una e Buerarema aos Tupinambás.

O internauta José Roberto Andrade, de Santo Antônio de Jesus (BA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade