PUBLICIDADE

Trânsito

vc repórter: ônibus “obrigam” carros a infringir a lei em SP

Os veículos de transporte coletivo estacionam na avenida e obrigam os automóveis de passeio a trafegar por um corredor de ônibus na zona sul de São Paulo

24 out 2014 - 11h24
Compartilhar
Exibir comentários
Motorista infringe lei para desviar de ônibus estacionados:

A convivência entre carros e ônibus na avenida Padre José Maria, na zona sul de São Paulo, tem sido conflituosa, na área próxima ao Terminal Santo Amaro. Um vídeo gravado por um leitor do Terra mostra que os veículos de transporte coletivo ficam estacionados no lado direito da via, forçando os automóveis de passeio a trafegar pelo corredor exclusivo instalado à esquerda.

Siga o vc repórter no Twitter

As imagens registradas por Rubens Pascoal Checchia Pecci evidenciam a dificuldade enfrentada pelos carros. Na filmagem, feita com o automóvel em movimento, o leitor é impedido de passar pela rua devido à presença de quatro ônibus parados. “Todo dia é a mesma coisa. Tem dia que fica uma fileira, de ponta a ponta”, relatou. “Eu quero saber se eu vou tomar multa por causa disso”, questionou.

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), “o motorista que transita pela faixa à esquerda (corredor de ônibus) comete uma infração grave, passível de cinco pontos na carteira e multa de R$127,69”.

A portaria número 149, de 2012, da Secretaria Municipal de Transportes, estabelece que nove corredores de utilização exclusiva de ônibus do Sistema de Transporte Coletivo Público, incluindo o da avenida em questão, podem ser usados por veículos de passeio nos finais de semana, das 15h de sábado até as 4h de segunda-feira, nos feriados, das 0h até as 4h do dia seguinte, e nos demais dias, das 23h até as 4h.

Procurada pelo Terra, a São Paulo Transportes (SPTrans) informou, após ter acesso ao vídeo, que, a partir do dia 1º de novembro deste ano, a linha 756A- Shopping Morumbi/Jardim João XXIII será alocada para dentro do Terminal Santo Amaro, liberando assim a avenida. A empresa acrescentou que, na mesma via, existem dois pontos de parada à direita, que estão sendo avaliados para verificar se é possível suprimi-los ou remanejá-los. A respeito das infrações, a companhia disse que tem autonomia para autuar veículos que circulem indevidamente em faixas e corredores de ônibus.

O leitor Rubens Pascoal Checchia Pecci, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade