PUBLICIDADE

Trânsito

vc repórter: oficinas consertam carros em calçadas no RJ

Veículos são espalhados pelas calçadas da rua Verna Magalhães, no bairro Engenho Novo

17 set 2014 - 09h59
(atualizado às 11h49)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Calçada foi transformada em pátio de conserto no Rio</p>
Calçada foi transformada em pátio de conserto no Rio
Foto: José Carlos Pereira de Carvalho / vc repórter

Oficinas mecânicas localizadas na rua Verna Magalhães, na zona norte do Rio de Janeiro, têm gerado queixas entre moradores e frequentadores da região. Imagens registradas na via apontam que os estabelecimentos espalham carros sobre as calçadas para realizar consertos. Tal ação, assim como o frequente estacionamento irregular de veículos no local, prejudica a circulação de pedestres.

Siga o vc repórter no Twitter

Além das dificuldades causadas pelos carros parados nas calçadas, moradores relataram também a poluição causada pelo óleo e pela graxa deixados no local após os serviços realizados nos automóveis.

Procurada pelo Terra, a Guarda Municipal do Rio de Janeiro enviou uma equipe até a rua, na última terça-feira, para checar a denúncia de estacionamento sobre calçada. Na ocasião, onze veículos foram multados após serem flagrados cometendo a irregularidade. A GM ressaltou que a infração é considerada grave, de acordo com o artigo 181, inciso VIII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A penalidade é de multa no valor de R$ 127,69, com medida administrativa de remoção do veículo, e perda de cinco pontos na carteira de motorista.

Sobre a atuação das oficinas mecânicas, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) afirmou que mandará uma equipe ao local para verificar a denúncia e tomar as medidas cabíveis. A Seop esclareceu que estabelecimentos flagrados pela fiscalização sem autorização para a atividade exercida estão sujeitos a interdição e multa diária de cerca de R$ 600, por falta de alvará.

As autoridades acrescentaram que os moradores da região podem colaborar com a fiscalização denunciando flagrantes de irregularidades diversas por meio da Central 1746, da prefeitura.

O leitor José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade