PUBLICIDADE

vc repórter: motorista expulsa idosa de ônibus no Rio

Motorista do Rio de Janeiro impediu uma passageira de utilizar o transporte público sem apresentar o RioCard

22 abr 2015 - 16h36
(atualizado às 16h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma idosa foi impedida de embarcar em um ônibus, no Rio de Janeiro, no dia 13 de abril, por não portar o RioCard, utilizado no transporte coletivo da capital fluminense. A ação do motorista é falha, já que uma decisão Judicial determinou, recentemente, que passageiros com idade avançada podem usufruir do serviço apresentando apenas o documento de identidade. O não cumprimento da decisão pode gerar multas para a empresa responsável.

Empresa admitiu que o motorista agiu de forma errada
Empresa admitiu que o motorista agiu de forma errada
Foto: José Carlos Pereira de Carvalho / vc repórter

De acordo com o leitor José Carlos Pereira de Carvalho, a mulher tentou embarcar em um ônibus da linha 125 (Central do Brasil – General Osório), operada pela Viação Nossa Senhora das Graças. A recusa do motorista gerou revolta entre os demais passageiros.

Siga o vc repórter no Twitter

No dia 16 de janeiro deste ano, o MP-RJ anunciou que a 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça havia acolhido um recurso apresentado pelo órgão, para garantir o acesso dos idosos às linhas de ônibus do município, com ou sem ar condicionado, apenas com a apresentação do documento de identidade. Em caso de descumprimento, as empresas de ônibus ficam a obrigadas a pagar multa no valor de R$ 300 mil. O recurso foi interposto em ação civil pública, ajuizada em 2005, pela 1ª e 2ª Promotorias de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência, contra a cidade do Rio e o Sindicato das Empresas de Ônibus (Rio Ônibus).

Procurada pelo Terra, a Viação Nossa Senhora das Graças admitiu que a conduta do motorista foi “equivocada” e afirmou que todos os funcionários são orientados a deixar qualquer idoso embarcar gratuitamente, desde que o passageiro porte documento de identidade.

A empresa disse que vai identificar o motorista e avaliar seu histórico, podendo encaminhar o condutor para uma reciclagem no treinamento.

O leitor José Carlos Pereira de Carvalho, de Rio de Janeiro (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade