PUBLICIDADE

Cidades

vc repórter: flagrado em vídeo, motorista de ônibus xinga passageira em SP

15 jul 2013 - 18h39
(atualizado em 16/12/2013 às 18h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Motorista de ônibus xinga passageira em São Paulo; veja:

Uma passageira de ônibus de São Paulo foi chamada de gorda e vaca, entre outras ofensas, por um motorista de ônibus na última quinta-feira. Os xingamentos, capturados em vídeo, aconteceram depois de uma série de abusos cometidos pelo condutor do coletivo da linha 7411 (Cidade Universitária - Praça da Sé), que, segundo a passageira, dirigia de forma imprudente, por vezes ultrapassando a velocidade permitida no trecho, freando e acelerando, supostamente com a intenção de derrubar a mulher. 

“Após entrar no ônibus, encostei no canto, entre o espaço do cobrador e a janela, apoiando meu braço nos metais do ônibus, para evitar uma queda, já que o motorista dirigia muito rápido. Numa curva, freou bruscamente ao parar no próximo ponto de espera. Não era possível ele parar de outra forma, correndo como corria. Quase caí no chão pela primeira vez. Novamente ele acelerou e eu, já em frente à catraca, passando o bilhete de ônibus, quase caí novamente. Neste momento, ele começou a rir, e o cobrador me advertiu que eu deveria me segurar, pois 'ônibus era assim mesmo'”, contou a passageira Fernanda Luccas, 31 anos, doutoranda da Universidade de São Paulo (USP).

Indignada com a situação, ela resolveu filmar com seu celular a ação do motorista, da Viação Gato Preto, que foi alertado sobre a gravação pelo cobrador. “Mesmo assim, no momento do meu desembarque, ele freou bruscamente, novamente de propósito. Aí eu fiquei mais nervosa e o adverti. Iria denunciá-lo”.

Fernanda decidiu, então, gravar imagens do veículo, incluindo a placa, e também do motorista, que proferia xingamentos. “Você tá muito gorda hein minha filha? Você tá gorda demais! Ó pra isso! Barriguda... Ave Maria! Sua vaca do c....", disse. O condutor ainda a chamou de "rapariga" antes de arrancar com o veículo. 

“Além do sexismo, infelizmente presente ativamente na educação do homem brasileiro, este motorista é um potencial assassino. Uma pessoa que reage desta forma diante do flagrante de seus erros, tentando justificar seu mau comportamento e o fato de eu exercer minha cidadania por eu ser estar acima do peso ‘regular’, é ridículo”, desabafou Fernanda.

Procurada pelo Terra, a SPTrans, órgão responsável por fiscalizar a frota de ônibus urbanos da capital paulista, informou que “acionou a Viação Gato Preto para que o caso seja apurado, assim como tomadas providências em relação ao comportamento do motorista”. Na mesma nota, a assessoria reforçou que cabe às empresas contratadas pela administração pública a responsabilidade “pela qualidade profissional de seus operadores”.

Sobre o possível excesso de velocidade, a SPTrans afirmou que se o fato for constatado, por meio da análise do tacógrafo presente no veículo, a viação será punida. O limite nos corredores exclusivos para ônibus é de 50 km/h e, nas demais vias, o coletivo não pode ultrapassar o máximo de 60 km/h.

Já a Viação Gato Preto se limitou a dizer que o funcionário foi encaminhado ao departamento de Recursos Humanos da empresa para reciclagem, "para que possa se explicar quanto ao modo de operação, bem como a maneira pela qual se dirigiu à passageira neste dia".

A internauta Fernanda Luccas, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade