PUBLICIDADE

Trânsito

vc repórter: ciclovia "do lado errado" recebe críticas em SP

Para moradora da região, a ciclovia instalada na zona oeste de São Paulo foi feita sem o planejamento necessário

9 set 2014 - 16h26
(atualizado em 5/12/2014 às 16h06)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Veículo cruza ciclovia na avenida Escola Politécnica, zona oeste de São Paulo</p>
Veículo cruza ciclovia na avenida Escola Politécnica, zona oeste de São Paulo
Foto: Maria Estela Bicudo / vc repórter

Um trecho de ciclovia implantado próximo ao número 5.000 da avenida Escola Politécnica gerou queixa por parte de moradores da região. A área, exclusiva para a circulação de ciclistas, começou a ser instalada na última quinta-feira do lado direito da via, localizada no bairro Rio Pequeno, na zona oeste de São Paulo. 

Siga o vc repórter no Twitter

“Parece não ter havido estudo ou planejamento necessários. A ciclovia foi criada do lado direito da via local da avenida Escola Politécnica, onde existem residências e comércio, além do ponto final de uma linha de ônibus”, disse a moradora Maria Estela Bicudo.

“O local também é o lado usado para motoristas entrarem e saírem da avenida, o que obriga os ciclistas a disputarem espaço com os veículos e torna perigoso seu uso. A pista deveria ter sido implantada do lado esquerdo e não no direito”, explicou.

Procurada pelo Terra, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) afirmou que a definição do traçado da ciclovia foi feita após a realização de estudos das características do local e que fez a opção pelo lado direito com base no fato de a pista da esquerda representar o acesso à pista expressa da avenida. A empresa esclareceu que a implantação da ciclovia do lado esquerdo poderia ocasionar “conflito de interesses entre os modais, em razão do fluxo maior nesses acessos”.

A sinalização da ciclovia, segundo a CET, ainda está em fase de implantação e, após a sua demarcação, a manobra de acesso aos imóveis continuará preservada. A companhia ressaltou que será proibida a circulação ou estacionamento sobre a mesma e informou que este tipo de infração é considerado gravíssimo, com possibilidade de multa no valor de R$ 574,62. 

A leitora Maria Estela Bicudo, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade