PUBLICIDADE

Trânsito

vc repórter: ciclovia “disputa” espaço com ônibus em SP

Em fase de implantação, a ciclovia passa por um ponto final de ônibus na zona oeste da capital

30 set 2014 - 10h25
(atualizado em 5/12/2014 às 16h01)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Ônibus para distante da calçada por causa da ciclovia</p>
Ônibus para distante da calçada por causa da ciclovia
Foto: Eduardo Campos / vc repórter

Localizada na avenida Escola Politécnica, no bairro Rio Pequeno, um ciclovia tem sido alvo de reclamações entre alguns moradores e frequentadores da região, na zona oeste de São Paulo. Após queixas sobre a implantação ter sido feita “do lado errado” da via, a aparente disputa de espaço com um ponto final de ônibus gera preocupações.

Siga o vc repórter no Twitter

O ponto está instalado na altura do número 5.000 da avenida, próximo à rodovia Raposo Tavares (SP-270). Impossibilitados de circular pela ciclovia, os ônibus passam a uma certa distância da calçada para realizar o embarque e desembarque de seus passageiros.

Procurada pelo Terra, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) esclareceu que existem ajustes a serem efetuados na ciclovia da avenida e garantiu que um projeto está sendo elaborado especificamente para a adequação do ponto de ônibus. A empresa acrescentou que a área exclusiva para a circulação de ciclistas está em fase de implantação e não foi inaugurada em sua totalidade até o momento.

Quanto ao embarque e desembarque de passageiros, a CET informou que haverá uma área específica para a parada dos ônibus ao lado da ciclovia. A entrada e saída dos usuários do transporte coletivo será realizada pela pista da ciclovia e a existência da parada será sinalizada para os ciclistas.

Em relação à possibilidade de alterar a localização da ciclovia, a CET disse que, devido à forma como o projeto foi planejado, interligando a rodovia Raposo Tavares à Universidade de São Paulo (USP), esse trajeto é o que melhor atende a rede cicloviária.

O leitor Eduardo Campos, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade