PUBLICIDADE

Trânsito

vc repórter: carro oficial estaciona em local proibido em SP

O veículo com placa da Alesp foi flagrado em situação de irregularidade no bairro Vila Mariana

1 set 2014 - 16h23
(atualizado em 5/12/2014 às 15h49)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O automóvel parou em frente a uma placa de proibido estacionar</p>
O automóvel parou em frente a uma placa de proibido estacionar
Foto: R. M. / vc repórter

Um carro da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) foi visto estacionado em local proibido na zona sul da capital paulista. O flagra aconteceu na altura do número 428 da rua Major Maragliano, no bairro Vila Mariana, por volta das 14h30 da última quinta-feira.

Siga o vc repórter no Twitter

Na imagem registrada pelo leitor R. M., a placa especial, com o brasão do governo do Estado e a sigla da assembleia, comprovaram que o veículo pertence ao órgão estadual. O carro estava parado em frente à uma placa de proibido estacionar. A infração, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), é considerada leve e pode ser punida com multa ou remoção do automóvel.  

Procurada pelo Terra, a Alesp afirmou que não poderia responder sobre o caso, uma vez que cada veículo da frota é de responsabilidade direta do deputado a quem o carro foi destinado. O órgão explicou que os políticos agem de formas distintas quanto às orientações dadas a seus motoristas sobre questões de trânsito.

A reportagem identificou que a placa em questão pertence ao veículo do deputado Antonio Salim Curiati, atual líder da bancada do Partido Progressista (PP) na Casa Legislativa. Em resposta ao contato, o gabinete do político comunicou que “o funcionário foi devidamente punido”, mas não se manifestou a respeito da presença de Curiati no carro no momento da infração.

Em nota, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) esclareceu que o artigo 115, parágrafo terceiro, do CTB estabelece que "os veículos de representação dos presidentes dos tribunais federais, dos governadores, prefeitos, secretários estaduais e municipais, dos presidentes das Assembleias Legislativas, das Câmaras Municipais, dos presidentes dos tribunais estaduais e do Distrito Federal, do respectivo chefe do Ministério Público e ainda dos oficiais generais das Forças Armadas possuem placas especiais, de acordo com os modelos estabelecidos pelo Contran". Porém, estes veículos devem cumprir as regras de trânsito estabelecidas pela lei.

A empresa ressaltou que seus agentes recebem treinamento e orientação para autuar qualquer tipo de veículo que esteja descumprindo as regras estabelecidas pelo CTB. Porém, como estas placas de bronze não são cadastradas no sistema do Detran, as multas emitidas pelos funcionários não são processadas.

O leitor R. M., de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade