PUBLICIDADE

Trânsito

vc repórter: banners espalhados no Rio lembram 4 anos da Lei Seca

22 mar 2013 - 17h03
Compartilhar
Exibir comentários
Na Central do Brasil, banner gigante foi colocado para lembrar Lei Seca
Na Central do Brasil, banner gigante foi colocado para lembrar Lei Seca
Foto: José Carlos Pereira de Carvalho / vc repórter

A Lei Seca completou quatro anos de existência no Rio de Janeiro na última terça-feira e a prefeitura decidiu lembrar os motoristas sobre a regulamentação com banners gigantes em alguns pontos da capital fluminense. Nos prédios da prefeitura do Rio, do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) e da Central do Brasil, além do Palácio Guanabara e a entrada do Túnel Novo, em Botafogo, foram estendidas grandes faixas com os dizeres: “Lei Seca: 4 anos salvando vidas”.

Segundo a Agência Brasil, a lei fiscalizou mais de um milhão de veículos e apreendeu mais de 85 mil carteiras de habilitação desde que foi implantada. A data foi lembrada com uma missa aberta ao público na Igreja da Candelária, na região central da cidade, na última terça-feira.

De acordo com o coordenador geral da Operação Lei Seca, major Marco Andrade, durante esse período houve uma mudança de comportamento por parte da sociedade, que agora contribui com o trabalho das autoridades.

"Nós temos trabalhos de fiscalização e conscientização durante todo ano. Esse tipo de iniciativa mudou a mentalidade do cidadão carioca, que hoje em dia faz essa parceria com as autoridades. Atualmente as pessoas pensam duas vezes antes de pegarem seu veículo embriagadas e sair dirigindo. Além de reprimir esse tipo de situação, a Operação Lei Seca tem um papel educacional nesse contexto", disse Andrade.

Atualmente, as fiscalizações contam com 175 agentes trabalhando diariamente, além de ações de conscientização que são realizadas paralelamente às operações, como palestras com vítimas de acidentes de trânsito em universidades e empresas.

Lançada em março de 2009, pela Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro, a Operação Lei Seca abordou, nos últimos quatro anos, 1.075.566 motoristas; multou 204.563, e rebocou 42.212 veículos. Além disso, 85.882 condutores tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida. Ao todo, foram realizados 939.400 testes com o bafômetro.

Desde janeiro deste ano, a Operação Lei Seca passou a ser mais rigorosa com a adesão de uma série de medidas, como a tolerância zero para o motorista que beber e dirigir. Outra mudança adotada foi o aumento do valor da multa – que passou de R$ 957,70 para R$ 1.915,30, além da suspensão por um ano da CNH. Na esfera criminal, mesmo sem o bafômetro, basta que seja identificada a embriaguez com testemunhas e vídeo para que o motorista seja detido.

Com informações da Agência Brasil

O internauta José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade