PUBLICIDADE

Trânsito

SP: ponte Estaiadinha é interditada após série de incêndios em favela

19 nov 2013 - 06h35
(atualizado às 06h35)
Compartilhar
Exibir comentários
A reintegração aconteceu próximo à ponte Governador Orestes Quércia, conhecida como Estaiadinha
A reintegração aconteceu próximo à ponte Governador Orestes Quércia, conhecida como Estaiadinha
Foto: Gabriela Biló / Futura Press

A ponte Governador Orestes Quércia, conhecida como Estaiadinha, localizada no Bom Retiro, região central de São Paulo, foi interditada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) após uma série de incêndios nos últimos dias. A  favela que ficava sob a ponte voltou a ser atingida por um incêndio nesta segunda-feira. O local foi atingido pelo fogo no sábado, o que ocasionou a interdição da ponte, e também no domingo.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio desta segunda-feira começou por volta das 18h20. Duas viaturas foram encaminhadas para o local. Por volta das 19h30 o fogo foi extinto e a Defesa Civil acionada.  Por causa de eventuais danos estruturais, ficou decidido que a ponte permaneceria interditada preventivamente.

Não há previsão para a liberação da ponte, que foi inaugurada em 2011 e faz a ligação entre a marginal Tietê e o bairro do Bom Retiro.

Terreno foi alvo de reintegração de posse

O terreno foi alvo de uma ação de reintegração de posse no último sábado, quando moradores fecharam o trânsito na Marginal Tietê. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) paulista, a reintegração de posse foi solicitada pela prefeitura de São Paulo. De acordo com a pasta, cerca de 750 pessoas moravam no terreno, ocupado em julho deste ano.

A SSP afirma que o juiz que autorizou a reintegração do terreno foi informado pela prefeitura que a maioria das pessoas que estão no local já foi cadastrada em um programa de habitação popular e deve ser contemplada em breve.

O local abrigava parte do Clube de Regatas Tietê, que foi desativado no ano passado após a prefeitura, dona do terreno, requisitar a devolução da área. O local também serviu como base para as obras da ponte Governador Orestes Quércia, que liga a avenida do Estado à marginal Tietê, sentido Castello Branco.

Moradores da região já haviam paralisado o trânsito na região em outros protestos, após o anúncio de reintegração do terreno. Depois das manifestações, líderes da comunidade e a prefeitura entraram em acordo e suspenderam, por duas vezes, a reintegração do terreno. A suspensão, porém, foi revogada pela Justiça no último dia 30 de outubro, quando foi expedido um novo mandado. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade