PUBLICIDADE

Trânsito

SP: jovem que atropelou ciclista será autuado por 4 crimes

Alex Siwek, 22 anos, arrancou o braço de um limpador de vidros após atropelamento e jogou fora o membro

10 mar 2013 - 19h32
(atualizado às 19h43)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Ciclistas se reuniram na tarde deste domingo para protestar em frente ao distrito policial para onde o motorista responsável por atropelar um homem que andava de bicicleta foi encaminhado</p>
Ciclistas se reuniram na tarde deste domingo para protestar em frente ao distrito policial para onde o motorista responsável por atropelar um homem que andava de bicicleta foi encaminhado
Foto: Daniel Fernandes / Terra

O estudante de psicologia Alex Siwek, 22 anos, que atropelou e arrancou o braço do ciclista David Santos Souza, 21 anos, na madrugada deste domingo na avenida Paulista, em São Paulo, será autuado por quatro crimes: tentativa de homicídio com dolo eventual, fuga do local do acidente, embriaguez ao volante e tentativa de fraude processual (por ter descartado o braço da vítima). Ele confessou ter se livrado do membro do ciclista - amputado em razão da colisão -, aparentava embriaguez e se recusou a fazer o teste do bafômetro.

Segundo o delegado Luiz Francisco Cegantin, no momento do acidente a ciclofaixa da Paulista não estava montada oficialmente, mas já tinha sinalização. Além disso, Cegantin informou que o estudante ficava entrando e saindo da faixa reservada às bicicletas, como se estivesse brincando. Ele permanecerá detido e será encaminhado para a 2ª DP. O fato dele ter se apresentado à polícia voluntariamente não trará nenhum benefício a Alex, ressaltou o delegado ouvido pelo Terra. 

Testemunhas ouvidas relataram ainda que o condutor dirigia em alta velocidade, cortava o trânsito em um Honda Fit prata e havia ingerido bebidas alcoólicas, o que foi confirmado pelo carona do veículo, em depoimento à polícia. O suspeito fez exames clínicos, mas negou-se a fazer o teste do bafômetro. 

De acordo com o subtenente Jaime de Souza Melo, um dos responsáveis pela ocorrência, Siwek estava transtornado ao chegar a um posto policial do bairro Saúde, onde confessou, cerca de uma hora depois do atropelamento, o que havia ocorrido. “Me prende, eu atropelei uma pessoa”, dizia ele aos policiais, segundo o oficial. Ele se dispôs a fazer o trajeto que percorrera com os policiais, com o objetivo de procurar o braço do ciclista, mas acabou confessando ter jogado o membro da vítima no rio da avenida Ricardo Jafet.

O motorista contou aos policiais que, após o atropelamento, deixou um amigo que estava com ele em casa, jogou o braço no rio, foi para casa e só depois se dirigiu à polícia. A polícia ainda tem dúvidas se o braço foi parar dentro do carro. O estudante afirma que a parte amputada do corpo do ciclista caiu acidentalmente dentro do carro.

A defesa do estudante alega que ele não prestou socorro à vítima com medo de ser agredido. O limpador de vidros foi socorrido ao Hospital das Clínicas pelo Corpo de Bombeiros, por volta das 6h, e operado na tarde deste domingo. Ele se recupera bem e seu estado é estável, de acordo com a assessoria de imprensa do hospital.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade