PUBLICIDADE

Trânsito

SP implanta três novos trechos de faixas de ônibus nesta segunda

29 jul 2013 - 07h11
Compartilhar
Exibir comentários

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implanta, nesta segunda-feira, faixas exclusivas em três regiões da capital paulista. Dando prosseguimento à operação "Dá Licença Para o Ônibus", a companhia, em parceria com a São Paulo Transporte (SPTrans), inaugura as faixas nas regiões do Piqueri, Sapopemba, Santa Cruz e no corredor Norte/Sul.

Nesse trecho, foi implantada uma faixa exclusiva para ônibus à direita entre a rua Paineira do Campo e a Rua Carlos de Souza Nazaré, em ambos os sentidos. De acordo com a CET, a exclusividade dos ônibus valerá de segunda à sexta-feira, das 6h às 22h.

No sentido centro, a exclusividade funcionará na ponte das Bandeiras, na avenida Santos Dumont e na avenida Tiradentes, entre a praça Ayrton de Abreu e o Parque da Luz. No sentido bairro, a faixa exclusiva funcionará na avenida Prestes Maia, entre a rua Carlos de Souza Nazaré e a rua Paula Souza; na avenida Tiradentes, entre a rua São Caetano e rua Doutor Rodrigo de Barros; na avenida Santos Dumont, entre as avenidas Tiradentes e do Estado; ponte das Bandeiras/Avenida Santos Dumont/Praça Campo de Bagatelle, entre a rua Porto Seguro e a rua Paineira do Campo.

Piqueri e Loefgreen

Também começa a funcionar nesta segunda-feira a faixa reversível de ônibus na pista sentido Lapa da ponte do Piqueri. De segunda a sexta-feira, das 17h às 20h, a faixa de rolamento irá operar na direção do Piqueri.  De acordo com a CET, a faixa da esquerda sentido Lapa será sinalizada com cones entre as ruas da Balsa e professor Suraia Aidar Menon. Com a ativação, a pista sentido Lapa funcionará com duas faixas de rolamento, enquanto o sentido oposto funcionará com quatro faixas.

Já na rua Loefgreen, será implantada uma faixa exclusiva de segunda a sexta-feira, entre as ruas professor Tranquili e Afonso Celso, entre 6h e 9h, e entre a rua Tenente Gomes Ribeiro e a rua dos Otonis, das 6h às 9h e das 17h às 20h, perfazendo uma extensão total de 1 quilômetro.

Pela Rua Loefgreen, entre a rua Professor Tranquili e a rua Afonso Celso, circulam 12 linhas de ônibus, que atendem a cerca de 68 mil passageiros em um dia útil. Já entre a rua Tenente Gomes Ribeiro e a rua dos Otonis, circulam 22 linhas de ônibus,  atendendo cerca de 227 mil passageiros em um dia útil, segundo a SPTrans.

Avenida Sapopemba

Na zona leste da capital paulista, a maior avenida da capital também recebe uma faixa exclusiva para o transporte coletivo. As novas faixas serão implantadas à direita, em ambos os sentidos da avenida Sapopemba, de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h no sentido centro e entre 17h e 20, no sentido bairro.

No sentido centro, a faixa será implantada entre a avenida dos Sertanistas e a praça Felisberto Fernandes da Silva. Já no sentido contrário, ela funcionará em dois trechos: entre a avenida Satélite e a rua Veloso  de Espinha e também entre as ruas Cândido Xavier e 220 metros após a rua Cinira Polônio. A extensão nova faixa no eixo da avenida Sapopemba é de 4,6 quilômetros.

Pela Avenida Sapopemba circulam 23 linhas de ônibus, transportando aproximadamente 179,8 mil passageiros em um dia útil. A multa para quem desrespeitar a faixa exclusiva à direita de ônibus é de R$ 53, 20 e a perda de três pontos na carteira.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade