PUBLICIDADE

Trânsito

SP estuda instalar ciclovias e ciclofaixas em vias secundárias

11 mar 2013 - 19h47
(atualizado às 19h58)
Compartilhar
Exibir comentários

A construção de ciclovias ou ciclofaixas nas vias secundárias da cidade está sendo estudada pela prefeitura paulista. A Companhia de Engenharia de Tráfego, que coordena o trabalho, segundo o prefeito Fernando Haddad, está pormenorizando todo o estudo.

<p>Manifestantes pintaram a frase 'omissão mata' onde um cliclista foi atropelado no domingo</p>
Manifestantes pintaram a frase 'omissão mata' onde um cliclista foi atropelado no domingo
Foto: J. Duran Machfee / Futura Press

Veja os desafios que os ciclistas enfrentam nas cidades

"Eu sempre fui defensor da tese de que nós tínhamos que utilizar melhor as vias secundárias preparadas para as ciclovias e ciclofaixas. Isso não impede o movimento de cicloativistas de defender um outro tipo de modelo e sentar à mesa para, tecnicamente, escolher o melhor modelo para a cidade de São Paulo", disse o prefeito.

Haddad também lamentou o atropelamento de mais um ciclista na cidade, ocorrido na manhã do domingo. "Muito lamentável o episódio de ontem, causou indignação em toda a população", declarou.

Ciclista é atropelado e tem braço decepado

Por volta das 5h30 do domingo, o ciclista David Sousa, 21 anos, foi atropelado por um carro em alta velocidade por Alex Siwek, 22. Segundo o boletim de ocorrência da Polícia Militar, o motorista estava, aparentemente, alcoolizado. A colisão decepou um braço do ciclista, que está internado no Hospital das Clínicas em estado estável.

O motorista fugiu do local do acidente e disse a polícia que jogou o membro em um córrego da avenida Ricardo Jafet, zona sul da capital. Siwek não teve direito à fiança e permanece preso. Ele foi indiciado por tentativa de homicídio, fuga do local de acidente, embriaguez ao volante e manobras perigosas.

Nove ciclistas são atropelados por dia

Segundo pesquisa divulgada no ano passado pela Secretaria de Estado da Saúde, 3,4 mil ciclistas foram vítimas de acidentes de trânsito na capital paulista em 2011, média de nove ocorrências por dia. Segundo o levantamento da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, essas internações geraram gasto anual de R$ 3,25 milhões ao Sistema Único de Saúde (SUS).

As lesões mais frequentes dos ciclistas envolvem fraturas e contusões, ocorridas geralmente da cintura para baixo, que é normalmente a altura dos veículos. Outras lesões menos comuns, porém de maior gravidade, são traumatismos de crânio, tórax e abdômen.

A CET recomenda o uso de refletivos nos pedais, laterais, dianteira e traseira da bicicleta. Além disso, orienta os ciclistas a usar roupas claras e acessórios refletivos, além da instalação de sinalizadores e lanternas nas bicicletas para aumentar a visualização dos motoristas, sobretudo à noite, quando os cuidados precisam ser redobrados.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade