PUBLICIDADE

Trânsito

Santos: secretário critica decreto e prevê novo 'ciclo de congestionamento'

28 mai 2013 - 13h35
(atualizado às 13h58)
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário de Assuntos Portuários de Santos, Eduardo Lopes, criticou asperamente o decreto sancionado pela prefeita de Cubatão (SP), Márcia Rosa, que causou longo congestionamento na rodovia Cônego Domênico Rangoni, também conhecida como Piaçaguera-Guarujá, e, consequentemente, na rodovia Anchieta, na manhã desta terça-feira. Lopes afirmou que já esperava pelo tráfego lento e aponta um possível novo "ciclo de congestionamentos" caso a medida não seja revista.

"Era lógico que isso aconteceria. São quatro mil caminhões por dia que passam pelos pátios por 24 horas. Limitá-los a 10 horas é algo impossível. Eu já previa e foi o que, de fato, aconteceu. Os caminhoneiros pararam na estrada e, no fim da tarde, quanto tiver no horário de fechamento de pátio deveremos ter outro ciclo de congestionamentos. Isso será retroalimentado. O funcionamento dos pátios por 24 horas é vital para porto", disse o secretário.

Uma reunião em Cubatão, com a presença de políticos e da própria prefeita, com início previsto para as 13h30 será realizada para discutir o decreto. "O que esperamos nesta (reunião) é pela abertura dos pátios para que tenhamos a melhora na situação. Se mantiverem essa limitação do horário recaímos na questão de ciclos até o fim da safra", reforçou.

Conforme o decreto 10.048, os estabelecimentos destinados ao estacionamento de veículos de transporte de carga só podem funcionar das 8h às 18h em Cubatão. Os infratores estão sujeitos à pena de suspensão das atividades por dez dias e, em caso de reincidência, a proibição aumenta para 30 dias. Em última instância, o alvará de funcionamento do local poderá ser cassado pela prefeitura.

Em nota, a Ecovias aponta  as dificuldades como reflexo da medida tomada pela prefeitura de Cubatão. Para reduzir os transtornos, a empresa fechou uma alça de acesso da Anchieta para a Cônego Domênico Rangoni, obrigando os caminhões a seguirem para Santos. 

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade