PUBLICIDADE

Trânsito

RS: duas empresas de ônibus fazem paralisação na capital

EPTC registrou ocorrência e acionou a Justiça para garantir ônibus da Carris e Nortran

18 jul 2013 - 07h50
(atualizado às 11h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Funcionários da Carris protestam em frente à garagem da empresa de ônibus em Porto Alegre nesta quinta-feira
Funcionários da Carris protestam em frente à garagem da empresa de ônibus em Porto Alegre nesta quinta-feira
Foto: Itamar Aguiar / Futura Press

Os usuários de transporte público em Porto Alegre encontram dificuldades na manhã desta quinta-feira. Discordâncias entre sindicato e rodoviários provocaram a paralisação parcial do serviço da Carris, maior empresa de ônibus da capital, e da Nortran - Consórcio Norte. Manifestantes impedem a circulação dos veículos em frente às garagens das empresas. 

Segundo o diretor de trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Carlos Pires, está sendo feito remanejo com outras empresas para atender as linhas paralisadas. As lotações estão autorizadas a circularem com passageiros em pé. "Aguardamos que em breve tudo retorne à normalidade", completou.

A paralisação, a quarta deste ano, afeta cerca de 40 linhas ônibus, com uma redução de 146 veículos da Nortran e 311 da Carris na frota circulante, de acordo com a EPTC. A Carris opera, além de linhas que ligam bairros da zona leste da capital ao centro, as transversais. A Nortran atende a zona norte até o centro da cidade.

Registro na polícia e Justiça acionada

Devido ao protesto, a EPTC registrou ocorrência na polícia, por desrespeito à legislação municipal, e também acionou o Ministério Público do Trabalho para garantir o serviço à população. “Essa disputa interna da categoria dos rodoviários deveria se restringir no âmbito judicial, jamais afetando a população. Transporte Público é serviço essencial e deve ser respeitado sempre”, afirmou Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade