PUBLICIDADE

Trânsito

RJ terá esquema especial no trânsito para amistoso do Brasil

O plano prevê a implantação de pontos de bloqueio, estabelecimento de rotas alternativas e logística operacional no entorno do Maracanã

28 mai 2013 - 20h11
Compartilhar
Exibir comentários

A prefeitura do Rio de Janeiro vai realizar uma operação especial no trânsito na região próxima ao estádio do Maracanã no domingo, dia 2 de junho, quando Brasil e Inglaterra se enfrentarão às 16h em um amistoso que vai oficializar a estreia do estádio, um dos palcos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo no País, após sua reforma. Entre outras ações, o plano prevê a implantação de pontos de bloqueio, estabelecimento de rotas alternativas e logística operacional.

A operação especial será feita pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) do Rio de Janeiro em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes, e começará no sábado, às 17h, quando passa a ser proibido estacionar nas ruas do entorno do Maracanã. A previsão é que o trânsito seja normalizado a partir das 20h do domingo nas regiões afetadas. 

O Centro de Operações Rio (COR) irá monitorar a área do evento com 42 câmeras. Segundo a prefeitura, isso permitirá que os técnicos da CET ajustem a programação dos semáforos, para garantir fluidez no trânsito e adaptá-los às novas condições após a implantação dos bloqueios no entorno.

Ao todo, 450 controladores da CET e agentes da Guarda Municipal atuarão na operação. Serão usados também 40 veículos operacionais e 45 motocicletas para monitoramento e deslocamento das equipes. 

Segundo a prefeitura da capital fluminense, 37 painéis de mensagens variáveis - que informarão sobre as alterações no trânsito, rotas alternativas e sobre as condições do tráfego - também serão usados. Além disso, 10 reboques da CET serão posicionados nos arredores para desobstrução das vias, caso algum veículo quebre ou se acidente na região. 

Em nota, a Secretaria Municipal de Transportes afirmou que a prefeitura não disponibilizará estacionamentos para a partida, e que não haverá nenhum tipo de transporte especial. Metrô e trem são as melhores alternativas para os torcedores, segundo a secretaria. 

A prefeitura recomendou aos moradores da região que evitem circular de carro nas áreas do entorno durante o evento e que, no caso específico dos moradores que possuem vaga de garagem, em que o acesso à área bloqueada é indispensável, estes poderão fazê-lo exclusivamente acessando a rua General Canabarro e a rua Luiz Gama, desde que estejam com a credencial fixada no vidro do carro. 

As ruas interditadas e os desvios podem ser visualizados no site da prefeitura do Rio de Janeiro.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade