PUBLICIDADE

Trânsito

RJ: esquema de trânsito especial é preparado para visita do Papa

Em julho, para receber Francisco, são esperados cerca de 1,5 milhão de turistas no Rio

20 mai 2013 - 18h00
(atualizado às 18h28)
Compartilhar
Exibir comentários

Um esquema especial de trânsito está sendo preparado para receber os fieis que participarão da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), na cidade do Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira, durante evento do setor de transporte, o MetrôRio anunciou as medidas. Em julho, para receber o papa Francisco, são esperados cerca de 1,5 milhão de turistas no Rio. 

O diretor técnico da MetrôRio, Joubert Flores, antecipou que nos dias 25 e 26, para os principais eventos da JMJ em Copacabana, o metrô funcionará como no Réveillon. A venda de bilhetes de ida e volta do bairro será antecipada para facilitar o escoamento nas estações Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde. A Estação Cantagalo, em obras, não vai funcionar.

A previsão da MetrôRio é trabalhar com grande número de trens, de acordo com a capacidade das estações que funcionarão em Copacabana. Neste tipo de evento, o diretor explicou que os passageiros embarcam em diversas estações, mas descem em poucas, gerando sobrecarga. "Se a estação é capaz de atender a 20 mil ou 30 mil pessoas por hora, não podemos botar mais do que isso ali", disse ele.

Os bilhetes serão vendidos entre 12h e 18h na ida e 19h e 5h, na volta. Quem tiver direito a passagem gratuita, como idosos, também deve retirar o bilhete antecipadamente. Estão previstas 7 mil gratuidades e 210 mil bilhetes em ambos os dias. Depois da JMJ, o desafio seguinte para o MetrôRio será a Copa das Confederações.

Joubert Flores antecipa que um esquema especial também está sendo preparado para a quinta-feira, dia do jogo entre Espanha e Taiti, no Maracanã, atendida pelo metrô. A partida deve começar às 16h e a saída coincidirá com o horário de pico. Não será decretado feriado.

A prefeitura do Rio pretende declarar feriado integral os dias 25 e 26 de julho, quando ocorrem, em Copacabana, a Via Crúcis e a Missa da Acolhida. Durante os dias da Jornada Mundial da Juventude, entre 23 e 29 de julho, está sendo preparado um esquema especial de trânsito, em pontos estratégicos, além de reforço no sistema de transporte.

Papa Francisco no Brasil

Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

Igreja comenta sobre agenda do Papa no Brasil:

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade