PUBLICIDADE

Trânsito

Porto Alegre sofre com alagamentos e trânsito após temporal

4 jul 2014 - 07h38
(atualizado às 10h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Alagamentos na avenida Edgar Pires de Castro, perto do evento que terá a presença da presidente Dilma Rousseff, em Porto Alegre (RS), na manhã desta sexta-feira
Alagamentos na avenida Edgar Pires de Castro, perto do evento que terá a presença da presidente Dilma Rousseff, em Porto Alegre (RS), na manhã desta sexta-feira
Foto: Marcelo Becker / Terra

A forte chuva que cai na capital gaúcha desde a noite de quinta-feira provoca vários alagamentos na cidade de acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que pede para as pessoas não saírem de casa se possível. “Se possível, evite sair de casa nesse momento. Circulação muito complicada em muitas avenidas, em razão das chuvas intensas”, disse a empresa.

Por volta das 9h, havia pontos de alagamento importantes no cruzamento das vias Loureiro da Silva e João Pessoa; Cavalhada (sentido centro-bairro) e Padre Réus; Bento Gonçalves e Aparício Borges; Assis Brasil e Onze de Agosto; e Barão do Gravataí e Múcio Teixeira. O problema também ocorria na rua Coronel Claudino, entre as avenidas Tramandaí e Icaraí; na rua da Conceição (da avenida Júlio de Castilhos até a Ordenadora, no sentido bairro-centro). 

Há água acumulada ainda em diversos pontos da avenida Assis Brasil e da Sertório. Nesta última, principalmente no acesso à Voluntários da Pátria e próximo ao Bourbon. Além disso, tem alagamento na Augusto Severo com a ponte do Guaíba (Igreja Navegantes); na Osvaldo Aranha, próximo ao túnel da Conceição; na A. J. Renner, próximo da Arena

A EPTC informou às 8h20 que o cruzamento da avenida Érico Veríssimo com a avenida Ipiranga, no sentido bairro-centro, está bloqueado parcialmente por causa da chuva. Também há grande acúmulo de água na avenida Érico Veríssimo, próximo à praça Garibaldi. O trânsito é lento na via. 

Arroio Dilúvio está quase transbordando após chuva forte que causou alagamentos e transtornos no trânsito em Porto Alegre (RS)
Arroio Dilúvio está quase transbordando após chuva forte que causou alagamentos e transtornos no trânsito em Porto Alegre (RS)
Foto: Alexandre Cunha / Especial para Terra

Além dos alagamentos, há registro de queda de árvores nos cruzamentos da Couto de Magalhães e Lusitana; da Polônia e São Pedro; da Santos Dumont e São Pedro. Também na Marcelo Gama, João Vedana. No número 1.918 da Padre Cacique há lama na via. Na Dr. Artur Mickelberg há poste caído. 

Semáforos apagados

A chuva intensa causou problemas também na sinalização e há semáforos apagados nos cruzamentos das vias Vicente Monteggia e Amapá; Assis Brasil e Sertório; Conceição e Farrapos; Independência e Santa Casa; Venâncio Aires e João Pessoa; Bento Gonçalves e Estação Agronomia; Francisco Silveira Bitencourt e Alcides Maia; Nilo Peçanha e Marechal Andrea; e Mariante e Helena Speroto. 

Circulação de trens

O temporal ainda provocou a interrupção da circulação de trens entre as estações Mercado e São Pedro, segundo a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb). Um alagamento na via impossibilita a passagem de trens no trecho.

De acordo com a Trensurb, o serviço de ônibus faz o transporte emergencial entre as duas estações. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) disponibilizou dez ônibus para fazer o transporte.

A Trensurb usa a casa de bombas da bacia rodoferroviária para fazer a drenagem de água no local.

Quase média do mês em um dia na capital 

Entre ontem e as 7h desta sexta-feira choveu quase a média de todo o mês de julho na capital gaúcha. O acumulado chega a 92 milímetros em alguns pontos, segundo o Sistema Metroclima. A média histórica de julho é 121,7 milímetros, considerada uma das maiores médias do ano.

O Sistema Metroclima alerta que, com a chuva excessiva, o solo fica saturado de água e muito instável. Com isso, mesmo sem vento forte, árvores podem cair.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade