PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

vc repórter: carro do TJ é flagrado trafegando ilegalmente em SP

5 out 2012 - 19h38
Compartilhar

Um carro com placas pretas do Tribunal de Justiça de São Paulo foi flagrado trafegando por uma faixa exclusiva para ônibus, por volta das 7h40 da última quarta-feira, 3, na esquina das avenidas Ibirapuera e República do Líbano, em Moema, zona sul da cidade.

Mesmo sendo oficial, o carro fotografado não goza de privilégios em relação ao corredor, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). O órgão informou, via nota, que os veículos de representação dos Presidentes dos Tribunais Federais, dos Governadores, Prefeitos, Secretários Estaduais e Municipais, de Oficiais Generais das Forças Armadas, dentre outros, têm placas especiais, de acordo com os modelos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Porém, estes veículos devem cumprir as regras de trânsito estabelecidas pela lei.

Já o TJSP informou que "apurará as circunstâncias em que o carro indicado circulava na faixa exclusiva de coletivo". Garantiu ainda, por meio de assessoria de imprensa, "que o motorista responsável por infração de trânsito, além de arcar com o pagamento de eventual multa, está sujeito a eventual procedimento disciplinar".

O que diz a lei

Transitar na faixa exclusiva de ônibus é uma infração grave, com perda de cinco pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 127,69 (exceção feita a veículos em operações emergenciais como ambulâncias, bombeiros e viaturas de polícia).

Veículos de passeio estão autorizados a circular no corredor exclusivo diariamente das 23h00 às 4h00, e aos finais de semana das 15h00 do sábado às 4h00 de segunda-feira.

O internauta Edilberto, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Veículo do Tribunal de Justiça de São Paulo circula na faixa exclusiva para ônibus da avenida Ibirapuera às 7h40 da última quarta-feira; prática é ilegal
Veículo do Tribunal de Justiça de São Paulo circula na faixa exclusiva para ônibus da avenida Ibirapuera às 7h40 da última quarta-feira; prática é ilegal
Foto: Edilberto / vc repórter
vc repórter
Compartilhar
Publicidade