Trânsito

 
 

Notícias » Brasil » Brasil

 SP: Operação Comboio bate recorde no sistema Anchieta-Imigrantes
23 de janeiro de 2012 11h53

A Ecovias, concessionária, que administra o Sistema Anchieta Imigrantes (SAI) registrou em 2011 um novo recorde no número de operações comboios para quem trafega pelas rodovias que dão acesso à baixada santista. Esse tipo de operação é adotado quando a neblina dificulta a visibilidade dos motoristas.

Em 2011, ao todo, a concessionária organizou 491 operações comboio, contra 183 em 2010 e 155 no ano de 2009. A ocorrência de um grande engavetamento envolvendo centenas de veículos no mês de setembro fez com que, em apenas 30 dias, o número de operações chegasse a 130. O antigo recorte de operações deste tipo era de 1999, quando a rodovia registrou 338 operações no ano.

De acordo com a concessionária, o comboio é sempre implantado quando a visibilidade no topo de serra é inferior a 100 metros na região do topo de serra. Essa marca é monitorada por 24 horas por dia por 10 estações meteorológicas instaladas em vários trechos. O aumento dos comboios deve-se unicamente a maior incidência da queda de visibilidade registrada pelos equipamentos no topo de serra.

Nos meses de inverno a incidência de neblina costuma ser maior, mas é um fenômeno atmosférico que acontece durante todo o ano na região da serra.

Terra