PUBLICIDADE

Trânsito

CNI: 24% levam mais de 1 hora para chegar a escola ou trabalho

17 ago 2011 - 11h49
(atualizado às 13h36)
Compartilhar
Luciana Cobucci
Direto de Brasília

O tempo gasto por 24% (cerca de 50 milhões) dos brasileiros para se deslocar entre suas casa e o trabalho ou escola é de, no mínimo, uma hora, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com o levantamento do órgão sobre locomoção urbana, 15% dos entrevistados afirmaram gastar entre uma hora e duas horas por dia no deslocamento, enquanto 9% disseram que levam mais de duas horas para ir e voltar.

A maior parte dos entrevistados (43%) afirmou que o tempo de deslocamento é inferior a meia hora. A CNI entrevistou 2.002 pessoas entre 20 e 23 de março deste ano. Segundo a confederação, o tempo de locomoção é proporcional ao tamanho da cidade. Nos municípios com até 20 mil habitantes, 12% da população gasta mais de uma hora. Esse percentual sobre para 32% nas cidades com mais de 100 mil habitantes.

Menos da metade dos entrevistados (42%) utiliza o transporte coletivo como meio de locomoção. O mais habitual é o ônibus, com 34% da preferência. Em segundo lugar, vem a caminhada: 24% dos entrevistados afirmaram que vão a pé para a escola ou trabalho. O carro aparece apenas em 3º lugar, com 16%, e a bicicleta ocupa 4º lugar, com 8% das respostas. O levantamento aponta, ainda, que o uso de transporte coletivo é maior nas grandes cidades.

Nos municípios com até 20 mil habitantes, 44% dos entrevistados responderam que se locomovem a pé, enquanto que nas cidades com mais de 100 mil habitantes, 58% afirmaram utilizar o transporte coletivo. Entre os meios de transporte coletivos, o ônibus é o pior avaliado pelos entrevistados: 24% consideram que a qualidade dos coletivos é ruim ou péssima. Mesmo assim, esse meio de locomoção tem a aprovação de 45% da população pesquisada. Não há consenso sobre a avaliação geral da qualidade do sistema de transporte público: 39% dos entrevistados consideram que o sistema é ótimo ou bom, 26% julgam regular e 28% acham que é ruim ou péssimo.

Apesar dos ônibus terem tido a pior avaliação entre os meios de locomoção urbanos, 46% dos entrevistados afirmaram ter percebido uma melhora na condição do sistema nos últimos dois anos. Na opinião dos brasileiros, o tempo de viagem foi o aspecto que mais melhorou em relação ao transporte público. Grande parte dos entrevistados também revelou otimismo sobre a perspectiva para os próximos três anos. Para 49% da população haverá melhora no sistema de transporte urbano, contra 12% que acreditam que vai piorar.

Segurança

Mais da metade dos entrevistados (52%) afirmou ter medo "sempre" ou "na maioria das vezes" de sofrer um acidente ou ser assaltado utilizando o meio de transporte de sua preferência. Os mais preocupados são os que andam de moto (68%) e os menos, os que escolheram se locomover a pé (39%).

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade