PUBLICIDADE

Trânsito

SP: atropelados 27 em 1° dia de fiscalização no trânsito

8 ago 2011 - 13h08
(atualizado às 20h42)
Compartilhar

No primeiro dia da intensificação da fiscalização aos motoristas e motociclistas que deixarem de dar preferência aos pedestres durante a travessia nas vias de São Paulo, pelo menos 27 pessoas foram atropeladas na capital paulista nesta segunda-feira, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

A CET começou nesta 2ª a multar motoristas que não derem preferência a pedestres durante a travessia
A CET começou nesta 2ª a multar motoristas que não derem preferência a pedestres durante a travessia
Foto: Luiz Guarnieri / Futura Press

Nesta manhã, um homem ficou gravemente ferido após ser atropelado por um ônibus na zona sul. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o acidente ocorreu por volta das 8h na rua professor Vicente Rao, na esquina com a avenida Santo Amaro, sentido Marginal, em Campo Belo. O helicóptero Águia, da Polícia Militar (PM), foi acionado e levou a vítima para o Hospital das Clínicas.

Outros atropelamentos foram registrados na avinda Rangel Pestana, no Brás; na rua Barão de Tatuí, em Santa Cecília, e na avenida Professor Francisco Morato.

Após três meses de campanhas de conscientização sobre a preferência do pedestre no trânsito, a CET iniciou nesta segunda-feira a fiscalização aos motoristas e motociclistas que desrespeitam os pedestres. Segundo a CET, a inspeção começou na região central e na avenida Paulista, com 154 agentes divididos em três turnos ao longo do dia.

Os condutores que desrespeitarem a faixa de travessia poderão ser autuados pelos agentes, que também são responsáveis pela fiscalização da zona azul. Segundo a CET, os agentes receberam treinamento especial para realizar esse trabalho de fiscalização.

Nos locais fiscalizados, foram colocadas faixas com os dizeres: "Pare antes da faixa. Evite multas e pontos na carteira" e "A faixa é do pedestre. Evite multas e pontos na carteira". Os agentes distribuem panfletos com informações do programa de proteção ao pedestre em terminais de ônibus e trens.

Apesar de anunciar o início da fiscalização nesta segunda-feira, a CET afirma que "as infrações relacionadas ao desrespeito à faixa de pedestres sempre foram fiscalizadas pelos agentes de trânsito da CET". O desrespeito à faixa de travessia varia entre infração média a gravíssima, com punição de até sete pontos na carteira e multa de até R$ 191,53.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade