PUBLICIDADE

Trânsito

vc repórter: moradores bloqueiam via por melhorias em Cotia

19 mai 2015 - 12h57
(atualizado às 17h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma manifestação bloqueou na manhã desta terça-feira (19) a Estrada de Caucaia do Alto, no bairro dos Pereiras, em Cotia, região metropolitana de São Paulo. O ato começou por volta das 9h e os moradores reivindicam melhorias no bairro, como asfalto e iluminação pública.

Moradores bloquearam via do bairro dos Pereiras, em Cotia, reivindicando melhorias no bairro
Moradores bloquearam via do bairro dos Pereiras, em Cotia, reivindicando melhorias no bairro
Foto: Cloves Ferreira / vc repórter

Oleni Ferreira, presidente da Associação Amigos do Bairro Pereiras, conta que o motivo do protesto é o descaso com o bairro e o desmatamento na região. “A prefeitura está desmatando e enterrando as nascentes para construir loteamentos”, diz.

No perfil da associação criado no Facebook, os moradores publicam com frequência fotos de animais silvestres que morrem atropelados ao tentar atravessar a estrada para "fugir das máquinas".

Animais silvestres morrem atropelados na fuga das áreas de desmatamento
Animais silvestres morrem atropelados na fuga das áreas de desmatamento
Foto: Associação Amigos do Bairro Pereiras/ Facebook / Reprodução

"Hoje nosso bairro vem sofrendo um violento processo de adensamento em função da criação desordenada de inúmeros loteamentos (legais e ilegais) que estão destruindo, sem nenhum pudor, nossas áreas de mata nativa e nossas nascentes. Além disso, é notório que não existe a menor preocupação com infraestrutura, tanto para atender as necessidades dos atuais moradores quanto dos que estão por vir", diz um comunicado postado na página. 

Siga o vc repórter no Twitter

De acordo com a Guarda Municipal, a manifestação foi pacífica e, por volta das 11h40, viaturas da corporação permaneciam no local monitorando a situação. Segundo a central de trânsito de Cotia, a via foi liberada às 12h e o trânsito começou a fluir. 

Durante a tarde, sete representantes do bairro se reuniram com o prefeito Carlão Camargo na sede da prefeitura para debater sobre os problemas. 

Em nota divulgada após a reunião, a prefeitura de Cotia afirmou que "diante das colocações dos moradores do bairro dos Pereiras, as secretarias municipais deverão apresentar um posicionamento até o dia 24 de junho, conforme estabelecido em reunião entre representantes do bairro, vice-prefeito Moisés Cabrera, secretário de Obras e secretário de Transportes e Trânsito. Na data, haverá uma nova reunião para que as propostas sejam apresentadas aos moradores". 

O leitor Cloves Ferreira, de Cotia (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade