PUBLICIDADE

Trânsito

vc repórter: carros e ônibus “disputam” avenida em SP

De acordo com leitor, o estacionamento de veículos em corredor de ônibus, na zona leste de São Paulo, prejudica o funcionamento da faixa

5 mai 2015 - 11h57
(atualizado às 11h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Usuários de corredor de ônibus instalado na avenida Mateo Bei, em São Mateus, zona leste de São Paulo, questionam a presença constante de carros estacionados na faixa. O leitor Antônio Domingos da Silva afirmou que o local fica cheio de veículos, deixando a área reservada para o transporte coletivo “praticamente sem utilidade”.

Leitor fotografou carros de dentro de um ônibus
Leitor fotografou carros de dentro de um ônibus
Foto: Antônio Domingos da Silva / vc repórter

A avenida em questão é repleta de estabelecimentos comerciais, o que intensifica a movimentação na via e torna o corredor uma opção prática para quem precisa estacionar o carro para ir às lojas.

Siga o vc repórter no Twitter

Procurada pelo Terra, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que a faixa exclusiva do corredor avenida Mateo Bei/Rio das Pedras, onde circulam 33 linhas de ônibus, funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, no sentido centro, e das 17h às 20h, no sentido bairro. A empresa confirmou que, durante esses horários, não é permitido parar ou estacionar no local. Nos demais horários, a orientação é obedecer às placas de sinalização complementar da via.

Fotos tiradas por Antônio, por volta das 10h do dia 22 de abril, uma quarta-feira, mostram diversos veículos estacionados no corredor, na altura do número 3197 da avenida. De acordo com a CET, este trecho da via está sinalizado com placa R6a, que restringe estacionamento de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h. Deste modo, os carros fotografados pelo leitor não estavam em situação irregular.

A CET informou que, neste trecho, é permitido estacionar em alguns horários
A CET informou que, neste trecho, é permitido estacionar em alguns horários
Foto: Antônio Domingos da Silva / vc repórter

Já na altura do número 3443, por exemplo, a sinalização com placa R6c restringe a parada e o estacionamento em tempo integral. A companhia relatou que, no período de um ano, 49 autuações foram registradas no local.

A CET salientou que, por tratar-se de um eixo de transporte coletivo, a avenida é monitorada constantemente pela equipe operacional da companhia, visando coibir o desrespeito às regras estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro.

O leitor Antônio Domingos da Silva, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade