PUBLICIDADE

Trânsito

Greve de ônibus afeta 24 linhas na zona leste de São Paulo

18 jul 2013 - 05h14
(atualizado às 15h21)
Compartilhar
Exibir comentários
A garagem da viação amanheceu fechada nesta quinta-feira
A garagem da viação amanheceu fechada nesta quinta-feira
Foto: Marcos Bezerra / Futura Press

Uma greve de motoristas e cobradores da viação Novo Horizonte afeta 330 ônibus e 24 linhas que atendem a zona leste de São Paulo, desde o início desta quinta-feira. Para amenizar os transtornos, a SPTrans acionou a operação Paese (Plano de Atendimento entre Empresas em Situação de Emergência). 

O plano de emergência atende as seis principais linhas paralisadas. Ao todo, 80 ônibus foram disponibilizados pelas viações Sambaíba, Via Sul e Vip Transportes.

Os cerca de 1,2 mil trabalhadores - motoristas, cobradores e funcionários de manutenção da Viação Novo Horizonte reclamam da falta de pagamento de benefícios pela empresa.  Os trabalhadores se reúnem em assembleia às 14h para decidir sobre a continuidade da greve. Segundo o sindicato dos motoristas, a empresa atrasou o pagamento de horas-extras e do vale-refeição e as cestas básicas não são entregues há dois meses. Além disso, o valor do convênio médico, descontado diretamente dos salários dos funcionários, não foi repassado.

O responsável pela empresa, Zilson Ferrari, confirma os atrasos e informou que não há previsão de quando os pagamentos serão efetuados. Ele alega, porém, que os valores repassados são insuficientes para cobrir todos os custos da empresa. "Recebo 35 mil reais por ônibus e, só para cobrir os custos, precisaria receber 36 mil reais. Tem empresas que ganham até 50 mil reais", criticou.

Em assembleia realizada às 14h, motoristas e cobradores decidiram voltar ao trabalho às 16h.

Veja as linhas atendidas pela Operação Paese:

Linha Itinerário
4339/10 Cidade Tiradentes - Terminal Pq Dom Pedro II
3720/10 Cidade Tiradentes - Metrô Tatuapé
3764/10 Jd. Vila Carrão - Metrô Tatuapé
3790/10 Barro Branco - Metrô Guilhermina/Esperança
3065/10   Cidade Tiradentes - Terminal São Mateus
3539/10 Cidade Tiradentes - Terminal Pq D.Pedro II

Com informações da Agência Brasil

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade