PUBLICIDADE

Trânsito

Em protesto, policiais federais fecham pistas da Marginal Tietê em SP

11 fev 2014 - 12h27
(atualizado às 14h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Sob gritos de “A Federal parou”, policiais federais fazem ato em SP:

Cerca de 200 policiais federais bloquearam, no início desta tarde, duas faixas da pista local da Marginal Tietê, na Lapa (zona oeste de São Paulo), em protesto por melhores condições de trabalho. O grupo usou uma ambulância, uma maca, máscaras e luvas cirúrgicas como símbolo de que "a PF está na UTI".

A ação integra um conjunto de atos programados para até o mês que vem pelos quais são solicitados, por exemplo, a reestruturação das carreiras e o pagamento de subsídios de ensino superior a postos que, hoje, são remunerados como ensino médio - caso de papiloscopistas, agentes e escrivães.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego, por volta das 12h30 havia 4,7 quilômetros de lentidão na região da ponte do Piqueri devido à manifestação.

Conforme o presidente do sindicato de trabalhadores da PF em São Paulo, Alexandre Sally, a paralisação não atingiu serviços de atendimento ao público nem os de emissão de passaportes, plantão nas delegacias e fiscalização nos aeroportos.

"O que foram paralisados até amanhã foram os serviços não essenciais de investigação", afirmou Sally, destacando que hoje é também "o Dia do Enfermo". "E a PF está na UTI. Está sucateada", comparou.

Homenagem a cinegrafista e policial

O ato na capital paulista contou também com uma homenagem ao cinegrafista da Band, Santiago Andrade, 49, morto no Rio ontem durante a cobertura de protestos na semana passada. Os policiais fizeram um minuto de silêncio pelo profissional. Em seguida, rezaram um Pai-Nosso pelo policial federal Marcelo Luiz de Miranda, 46, baleado ontem em São Paulo, na cabeça, ao reagir a uma tentativa de assalto no Morumbi, área nobre da cidade. Ele estava com a mulher e a filha de 4 anos, e seu estado de saúde é considerado grave.

"A violência aumenta exponencialmente, e a polícia não tem conseguido acompanhar esse avanço", resumiu o sindicalista.

Em todo o País, a manifestação de funcionários da PF mobilizou, segundo a categoria, mais de 6,5 mil agentes, escrivães e papiloscopistas, ou cerca de 50% do efetivo. A paralisação foi proposta pela Federação Nacional dos Policiais Federal (Fenapef) e pelos sindicados da categoria nos 26 Estados e no Distrito Federal. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade