PUBLICIDADE

Trânsito

Elevado da Perimetral tem mais um trecho implodido no Rio

20 abr 2014 - 07h30
(atualizado às 09h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Trecho do Elevado da Perimetral foi implodido na manhã deste domingo de Páscoa no Rio de Janeiro
Trecho do Elevado da Perimetral foi implodido na manhã deste domingo de Páscoa no Rio de Janeiro
Foto: Mauro Pimentel / Terra

A derrubada do viaduto da perimetral no Rio de Janeiro entrou em sua terceira fase neste domingo de Páscoa com a implosão de um trecho de 300 metros de via, localizado entre entre a praça Mauá e o Distrito Naval. Ao todo, foram geradas cerca de 10 mil toneladas de entulho que serão removidas nos próximos 30 dias.

A implosão, ocorrida às 7h, levou oito segundos e contou com 250 quilos de explosivos. Parte da zona portuária foi isolada por segurança. Para o prefeito Eduardo Paes, "é um espaço da cidade que está sendo devolvido".

As edificações situadas no entorno da área de implosão foram protegidos com tapumes, telas e outros equipamentos. O Museu de Arte do Rio (MAR), fechado desde sábado, só voltará a abrir na próxima quarta-feira. A previsão é de que a Rodrigues Alves seja reaberta às 5h da próxima quinta-feira, de acordo com a administração municipal.

O Elevado da Perimetral foi construído na década de 1950 como forma de desafogar o trânsito crescente de quem vinha da avenida Brasil para chegar ao centro e à zona sul do Rio de Janeiro, e a sua demolição causou polêmica. Segundo a prefeitura, a retirada do viaduto é um marco para a cidade e deve impulsionar a revitalização da zona portuária.

A Via Expressa, que substituirá a Perimetral, terá 5.050 metros, três faixas em cada sentido e o maior túnel urbano do Brasil, com 3.450 metros. No local da perimetral, será construído um passeio público com 61 mil metros quadrados e 2,6 quilômetros de extensão, do Armazém 8 até a praça Quinze.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade