Duplicação do trecho mais perigoso da Régis Bittencourt atrasará 5 anos
A duplicação do trecho da Serra do Cafezal, o mais crítico da rodovia Régis Bittencourt, deverá estar concluída até 2017, com atraso de cinco anos, afirmou nesta quinta-feira Eneo Palazzi, diretor-superintendente da Autopista, concessionária que administra a rodovia na ligação entre São Paulo e Curitiba. Até agora foram concluídos 11 dos 30 quilômetros do trecho da serra.
Palazzi explicou hoje que o atraso na entrega das obras é consequência da complexidade do empreendimento que prevê 36 pontes, além de viadutos. Segundo ele, o projeto exige a contratação de serviços de engenharia especializados na construção de pistas erguidas sobre a mata, em grandes alturas, para reduzir o impacto ambiental. Para compensar a devastação da natureza, em 76 hectares, a empresa terá de fazer o replantio compensatório de 400 mil espécies nativas. A recomposição deverá ocorrer no Parque Jacupiranga.
De acordo com o diretor da concessionária, diariamente, ocorrem de 6 a 10 acidentes nos 30 quilômetros de extensão do trecho de serra, entre os municípios de Juquitiba e Miracatu. Dos 402,6 quilômetros da rodovia, este é o campeão em ocorrências. Eneo Palazzi disse que a meta da concessionária é reduzir o número de acidentes pela metade, além do tempo gasto na viagem.