3 eventos ao vivo

Curitiba apresenta ônibus movido exclusivamente a biocombustível

28 mar 2011
13h03
atualizado às 13h29

A prefeitura de Curitiba apresentou neste domingo à população sua nova frota de ônibus biarticulados do sistema Ligeirão, que conta com linhas de viagens mais rápidas. Segundo o prefeito Luciano Ducci, cada carro, de 28 metros de comprimento, tem capacidade para 250 passageiros, assim, a rede poderá transportar 53 mil pessoas por dia. Ele disse ainda que esse é o maior modelo de ônibus do mundo. Os veículos serão movidos exclusivamente a biocombustível feito à base de soja.

Prefeito disse que biarticulado é o maior ônibus do mundo
Prefeito disse que biarticulado é o maior ônibus do mundo
Foto: Cesar Brustolin / Divulgação

A frota vai substituir os articulados com capacidade para 170 passageiros que hoje fazem as linhas Pinheirinho-Carlos Gomes e Boqueirão. Os biarticulados representarão um aumento de 45% na oferta de lugares nessas linhas. Eles terão a cor azul, para facilitar a identificação para o usuário. Os ônibus são produzidos pela Volvo do Brasil.

Ligeirão
No sistema Ligeirão, o ônibus faz menor número de paradas e conta com tecnologia que permite a abertura dos semáforos, o que lhe garante prioridade no cruzamento. Sensores avisam o semáforo da passagem do ônibus dentro de determinado tempo, de forma a que, ao chegar ao cruzamento, o sinal esteja aberto para o transporte. Segundo a prefeitura, testado desde o ano passado, o sistema mostrou-se eficaz e seguro para o trânsito.

Desde sua implantação, a viagem entre o terminal Boqueirão e a Praça Carlos Gomes, passou a ser feita em 20 minutos, 15 minutos a menos do que pelo Expresso, que faz 14 paradas a mais. Já a linha Pinheirinho-Carlos Gomes tem nove paradas e tempo de viagem de 25 minutos, 10 minutos a menos do que pelo Eixo-Sul.

Terra

compartilhe

publicidade
publicidade