PUBLICIDADE

Contran estuda permitir cadeirinhas no banco dianteiro

1 set 2010 - 18h51
Compartilhar

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) informou nesta quarta-feira que se posicionará até o fim desta semana quanto ao uso do equipamento de retenção para o transporte de crianças em veículos que tenham apenas cinto abdominal no banco traseiro. O conselho disse que estudará a possibilidade de utilização das cadeirinhas no banco dianteiro nestes casos.

Mãe leva bebê à loja para comprar cadeirinha, em São Paulo
Mãe leva bebê à loja para comprar cadeirinha, em São Paulo
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

» Veja como as crianças devem ser transportadas

» SP: PM educa enquanto CET multa no 1º dia das cadeirinhas

» PM faz blitze para fiscalizar uso da cadeirinha em São Paulo

» Siga o Terra no Twitter

Ainda segundo o Contran, será analisada a possibilidade de transporte de crianças de 4 a 7 anos e 6 meses no banco de trás, com cinto de segurança abdominal, sem a necessidade do uso do assento. Enquanto não houver um posicionamento, Resolução 277 está em vigor.

Segundo a determinação, válida a partir de hoje, os bebês com até 1 ano deverão utilizar o dispositivo de retenção denominado "bebê conforto" ou "conversível". As crianças com idade superior a 1 ano e inferior ou igual a 4 anos deverão ser transportadas na chamada "cadeirinha". Quem tem mais de 4 anos e menos ou 7 anos e meio completos deve utilizar o "assento de elevação". As crianças com idade superior a 7 anos e 6 meses e inferior ou igual a 10 anos precisam utilizar o cinto de segurança do veículo.

Quem descumprir a regra poderá ser multado em até R$ 191,54, mais sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A resolução não se aplica para veículos de transporte coletivo, táxi e veículos escolares.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade