PUBLICIDADE

Trânsito

vc repórter: ciclovia “no meio da rua” gera receio em SP

Veículos pesados circulam com frequência pela avenida Bento Guelfi, na zona leste da capital; moradores falam em falta de segurança

19 mai 2015 - 19h21
(atualizado às 19h30)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma ciclovia instalada na avenida Bento Guelfi, no distrito de Iguatemi, zona leste de São Paulo, tem sido questionada por moradores da região. Ainda em fase de obras, a faixa exclusiva para a utilização de ciclistas está sendo implantada entre os dois sentidos da via, que possui tráfego intenso de veículos pesados.

Ciclovia "no meio da rua" é questionada na zona leste de SP:

A avenida é utilizada por caminhoneiros que seguem para o Aterro Sanitário CTL, localizado na altura do número 23.325 da avenida Sapopemba. “Algum de vocês tem coragem de colocar a sua família, os seus filhos, para pedalar nesta faixa no meio das carretas?”, questiona o leitor Gilberto Lima de Oliveira.

Siga o vc repórter no Twitter

Procurada pelo Terra, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) afirmou que a faixa está sendo “devidamente sinalizada com linhas contínuas simples delimitando a faixa de rolamento (cor branca), linha contínua simples seccional (cor branca) segregando os sentidos de fluxo cicloviário, faixa de rolamento (cor vermelha), além de tachões, supertachões e balizadores, conferindo maior segurança aos ciclistas”.

O órgão disse ainda que está implantando sinalização vertical, com placas de orientação indicando a preferência para travessia de ciclistas, que estão instaladas nos cruzamentos semafóricos ao longo da via exclusiva.

Ciclovia na avenida Bento Guelfi é questionada por moradores
Ciclovia na avenida Bento Guelfi é questionada por moradores
Foto: Gilberto Lima de Oliveira / vc repórter

A velocidade máxima prevista na via também foi reduzida de 60 km/h para 40km/h, com a substituição das placas indicadoras. Além disso, a CET diz que estão programadas fiscalizações periódicas intensivas em toda a extensão da via, por meio de rotas operacionais, onde operadores de trânsito vão coibir possíveis infrações ao CTB.

“Todas as implementações que estão sendo realizadas seguem as determinações do Manual de Planejamento Cicloviário da CET, resoluções do Contran e do Código de Trânsito Brasileiro”, disse a companhia em nota.

Quando pronta, a ciclovia terá 2,9 km de extensão, entre a rua Ribeirão dos Arcos e a avenida Sapopemba, e funcionará em sentido bidirecional no eixo da pista ou ao lado da calçada, em toda sua extensão.

O leitor Gilberto Lima de Oliveira, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade