PUBLICIDADE

Chuva e granizo deixam toda a cidade de SP em estado de atenção

7 jan 2012 - 16h23
(atualizado às 17h55)
Compartilhar

Toda a cidade de São Paulo entrou em estado de atenção às 15h45 em decorrência da forte chuva e do granizo que atingem a capital paulista neste sábado. A situação se estendeu até as 16h35. Embora o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura tenha registrado cinco pontos de alagamento, todos os trechos permaneceram transitáveis.

Nuvens carregadas anunciaram a chuva no bairro da Penha, em São Paulo
Nuvens carregadas anunciaram a chuva no bairro da Penha, em São Paulo
Foto: Cesar Medeiros / vc repórter

Pedras de gelo caíram sobre a zona leste da maior cidade do País por volta das 15h40. Profissionais do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizado na Moema, confirmavam a ocorrência de granizo na região, bem como no Paraíso, onde está instalada a sede da Climatempo.

Em questão de poucos minutos o aeroporto de Guarulhos registrou queda de 9ºC nos termômetros - de 23ºC para 14°C - devido ao granizo, que também atingiu a Penha, às 15h49, e o bairro do Tucuruvi, na zona norte, às 15h45.

Áreas de instabilidade geradas pelo calor e a alta umidade causaram a chuva intensa, originada em municípios vizinhos à região metropolitana, como Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra e Itapecirica da Serra. Por volta das 14h, o aeroporto de Campo de Marte, na zona norte, registrou 26ºC, enquanto no aeroporto de Congonhas, na zona sul, os termômetros atingiram 24ºC.

O tempo deve seguir instável até o fim da tarde. A entrada da brisa marítima favorece a formação de nuvens acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento na Grande São Paulo. Às 16h, o Inmet informava que a chuva havia ganhado força entre o centro-leste e o nordeste da cidade. O instituto prevê que a chuva se deslocará amanhã para as regiões norte e nordeste do Estado, chegando à divisa com Minas Gerais.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrava apenas 4 km de lentidão nas vias paulistanas às 17h15, todos na zona leste da cidade.

Terra

Colaborou com foto o internauta Cesar Medeiros, de São Paulo (SP), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade