1 evento ao vivo

Chuva deixa parte de SP em alerta e causa 177 km de lentidão

17 fev 2012
19h18
atualizado às 20h11

A forte chuva que atingiu São Paulo na tarde desta sexta-feira provocou alagamentos e deixou parte da cidade em alerta para enchentes. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da prefeitura (CGE), a região de Perus, na zona norte da cidade, ficou em alerta das 18h às 19h36, após o extravasamento do córrego Perus. Às 19h, a capital paulista chegou a registrar 177 km de congestionamentos, índice considerado dentro da média para o horário. Às 20h, o número baixou para 122 km.

Saída para o Carnaval causou congestionamento em SP; na imagem, a Avenida 23 de Maio
Saída para o Carnaval causou congestionamento em SP; na imagem, a Avenida 23 de Maio
Foto: J. Duran Machfree / Futura Press

Os transtornos provocados pela chuva tiveram início por volta das 17h. Às 17h07, o CGE decretou estado de atenção em toda a zona norte da cidade, que se estendeu à zona oeste, ao centro e às marginais Tietê e Pinheiros às 17h35. Houve registro de queda de granizo e pontos de alagamento em diversos locais da cidade. Às 18h50, o CGE retirou o estado de atenção de toda a cidade.

De acordo com o CGE, as áreas de chuva haviam perdido força por volta das 19h. Imagens de radar apontavam que havia apenas precipitação fraca e chuviscos em alguns pontos da cidade. Na Grande São Paulo, ainda chovia forte em parte de Guarulhos. Em Mairiporã, a precipitação era moderada.

Conforme informações de moradores, às 17h20 e às 17h48 foi observada queda de granizo em Ermelino Matarazzo, nas imediações da do campus da USP Leste. Às 17h30, o aeroporto de Guarulhos registrou trovoadas acompanhadas de queda de granizo, e rajadas de vento de 46 km/h. Às 18h, o mesmo aeródromo registrou mais queda de granizo e rajadas de 70 km/h.

Segundo os meteorologistas do CGE, a tendência para a próxima hora e o restante da noite é de variação de nuvens. Não há previsão de chuvas significativas na capital paulista. Nos próximos dias de Carnaval, as condições do tempo continuam típicas de verão - ou seja, com muito sol, calor e chuvas rápidas e isoladas nos finais das tardes, associadas ao aquecimento e à entrada da brisa marítima. As temperaturas oscilam entre a mínima de 19°C e máximas que devem superar os 30°C.

Trânsito
Aliado ao mau tempo, o forte movimento de veículos que deixavam a capital na tarde desta sexta-feira contribuiu para o alto índice de congestionamentos em São Paulo. Segundo a CET, os 177 km de lentidão representavam 20,4% de todas as vias monitoradas.

A maior lentidão foi registrada na pista expressa da Marginal Tietê, sentido Ayrton Senna, onde os motoristas enfrentaram 22,3 km de trânsito lento da rodovia Castelo Branco até a ponte Imigrante Nordestino. Na pista local, no mesmo sentido, o congestionamento totalizou 10,7 km, da Castelo Branco até a ponte Casa Verde. Na pista central, também no sentido Ayrton Senna, houve lentidão de 10 km entre as pontes dos Remédios e da Casa Verde.

Fonte: Terra
publicidade