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CET começará a multar motorista que desrespeitar ciclista em SP

13 mai 2012 - 16h48
(atualizado às 20h23)
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A partir desta segunda-feira, agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), os chamados "marronzinhos", vão começar a aplicar multas aos motoristas que forem flagrados desrespeitando ciclistas na cidade de São Paulo. De acordo com a assessoria da CET, órgão subordinado à prefeitura, as multas poderão variar de R$ 53,20 (infração leve) a R$ 574,62 (infração gravíssima), além da aplicação de pontos na carteira de habilitação.

Prefeitura fez inaugurações de ciclofaixas, mas as vias funcionam apenas nas manhãs de domingo
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Foto: Marina Novaes / Terra

A fiscalização levará em conta o respeito a três artigos do Código de Trânsito Brasileiro: o 169 (infração leve), que rende multa de R$ 53,20 e três pontos na carteira do motorista que "dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança".

Também será fiscalizado o respeito ao artigo 197 (infração média, multa de R$ 85,13, mais quatro pontos), que penaliza quem "deixar de deslocar, com antecedência, o veículo para a faixa mais à esquerda ou mais à direita, dentro da respectiva mão de direção, quando for manobrar"; e o artigo 220 que, entre outras coisas, penaliza o motorista que "deixar de reduzir a velocidade" ao se aproximar de manifestações, cortejos, ou ao "ultrapassar ciclistas" (infração grave, cuja multa é de R$ 127,69, mais cinco pontos).

Além de multar quem descumprir esses três artigos, a CET irá reforçar a fiscalização de outras duas regras do Código de Trânsito: o artigo 181, que considera multa grave estacionar em faixas destinadas a pedestres, ou em ciclovia e ciclofaixa (multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira); e o artigo 193, que também proíbe o trânsito de veículos sobre ciclofaixas e ciclovias (infração gravíssima, cuja multa é de R$ 574,62, mais sete pontos).

Ainda segundo a CET, as ações fazem parte de um programa de prevenção de atropelamentos da prefeitura, que neste ano reforçou também a fiscalização do respeito às faixas de pedestre em São Paulo.

Fonte: Terra
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