PUBLICIDADE

Trânsito

Caos no trânsito do Rio pode ser ainda maior na sexta-feira

Prefeitura decretou ponto facultativo e pede que moradores da capital fluminense evitem o centro da cidade, ou privilegiem o uso de transporte público

26 fev 2014 - 16h55
(atualizado às 17h02)
Compartilhar
Exibir comentários

O Rio de Janeiro viveu nesta quarta-feira mais uma manhã de caos no trânsito em função de um protesto que interrompeu a circulação de carros na avenida Francisco Bicalho, no centro da capital fluminense, com reflexos que chegaram até a zona norte. Diante da revitalização da zona portuária, e com novas interdições em vias de fundamental importância para o tráfego, a prefeitura já sinalizou que a sexta-feira de Carnaval pode ser ainda mais complicada com novas interdições no primeiro dia de desfiles de escolas de samba na Sapucaí. 

Mesmo com o ponto facultativo decretado municipalmente um dia antes do início oficial da maior festa popular do País, a secretaria municipal de Transportes, junto com a RioTur, reforçou em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira o pedido de que os moradores do Rio não se desloquem para o centro. E se assim o fizerem, que privilegiem o transporte público, sobretudo o Metrô Rio. 

"A principal modificação é o fechamento (do viaduto) da Perimetral e do mergulhão da Praça XV (já interditados para o tráfego). Essa é a principal diferença em relação aos anos interiores. Temos uma situação de maior restrição viária ao centro de cidade. Por isso, reforçamos: dê preferência ao transporte público", pediu o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório. 

Na sexta-feira acontece o primeiro dia de desfiles das escolas de samba da Série A (antigo grupo de acesso), por isso, já a partir da 0h, a avenida Presidente Vargas será terá as duas faixas no sentido Praça da Bandeira interditadas para o remanejamento dos carros alegóricos em direção ao Sambódromo. Às 11h, o fechamento se inverte, agora no sentido Candelária. 

Essa interdição se amplia às 15h, quando será fechada ao tráfego também a rua Benedito Hipólito, no trecho que compreende a rua Carmo Neto e a alça de ligação entre a avenida 31 de Março e as demais vias da imediação já na preparação para o primeiro dia de desfiles. Às 17h, o acesso pela avenida Francisco Bicalho e Praça da Bandeira rumo a avenida Presidente Vargas também será impedido ao fluxo de carros não credenciados pela RioTur. 

A avenida Binário do Porto, que vem sendo a grande fuga dos motoristas desde o início da demolição do viaduto do Perimetral, será fechada para a circulação de veículos a partir das 23h também de sexta-feira, para deslocamento dos carros alegóricos já do grupo especial do Carnaval, posicionados na Cidade do Samba, assim ficando até às 14h da terça-feira. 

A avenida Binário do Porto volta a ficar interditada para o desfile das campeãs da sexta-feira da semana seguinte, 7 de março, até 6h de sábado. Haverá também interdição do trecho das 6h às 14h de domingo, 9 de março, para retorno das alegorias.

Como alternativa, a rua da Gamboa terá sua mão invertida no trecho entre a Cidade do Samba e rua Pedro Ernesto. Os veículos deverão seguir pela rua da Gamboa, rua Pedro Ernesto, rua Sacadura Cabral e rua Camerino. "A gente quer chamar a atenção para fechamentos importantes de quinta para sexta-feira para o translado dos carros pela avenida Presidente Vargas. Vamos amanhecer com uma das pistas interrompida. Por isso a Prefeitura decretou ponto facultativo. Os cariocas precisam entender que o centro da cidade estará com acesso limitado", reforçou Osório. 

Avenida Rio Branco

Via fundamental na ligação entre o centro e a zona sul do Rio de Janeiro, a avenida Rio Branco, que já se encontra com circulação restrita para ônibus das linhas municipais e táxis, sofrerá novas modificações no período do Carnaval, sobretudo, para a passagem do Cordão da Bola Preta, centenário bloco de rua que, a exemplo de todos os anos, deve atrais um milhão de foliões. 

Entre as 6h do sábado de Carnaval e as 14h já da quarta-feira de cinzas, a Rio Branco será interditada no trecho entre a avenida Presidente Vargas e rua Santa Luzia, em função dos demais blocos de rua que também circulam na região. "Vai ensejar uma modificação profunda dos ônibus no centro da cidade. Obviamente que é carnaval, é feriado, mas precisamos alertar para as interdições. O metrô é a melhor opção para a chegada ao centro para o Carnaval e para os blocos de rua", frisou o secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro Figueira. 

Rotas alternativas

Para quem ainda insistir em fazer uso de carro próprio para o deslocamento pelo região central da cidade, a prefeitura aponta no texto as seguintes rotas alternativas:

1 – Os veículos procedentes da avenida Francisco Bicalho com destino ao centro da cidade deverão seguir pela avenida Paulo de Frontin, rua Estrela, rua Itapiru e, sob a saída do túnel Santa Bárbara, acessar o túnel Martins de Sá.

2 – Os veículos procedentes da Praça da Bandeira com destino ao centro deverão acessar a rua do Matoso, rua Haddock Lobo, avenida Paulo de Frontin, rua Estrela, rua Itapiru e, sob a saída do túnel Santa Bárbara, seguir pelo túnel Martins de Sá até a rua do Riachuelo.

3 – Os veículos procedentes da avenida Brasil, com destino ao centro, deverão utilizar a via Binário, rua da Gamboa, rua Pedro Ernesto, rua Sacadura Cabral e rua Camerino e avenida Passos.

4 – Os veículos procedentes da Praça da Bandeira em direção ao centro ou Botafogo pelo túnel Santa Bárbara deverão seguir a rua do Matoso, rua Haddock Lobo, avenida Paulo de Frontin, rua Estrela, rua Itapiru, rua Dr. Agra e túnel Martins de Sá, para o centro. Para Botafogo, é seguir o mesmo trajeto até a rua Dr. Agra e pegar o retorno para acessar o túnel Santa Bárbara.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade