PUBLICIDADE

Cidades

BR-101 em Santa Catarina é liberada após deslizamentos

23 jan 2011 - 10h20
(atualizado às 14h38)
Compartilhar

A BR-101 foi liberada na tarde deste domingo após deslizamentos que bloquearam a via no sábado, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal Catarinense. As chuvas, no Estado, deixaram um saldo de cinco mortos desde a semana passada e quase 700 mil pessoas foram afetadas.

Chuva forte alagou ruas em Ubatuba, em São Francisco do Sul
Chuva forte alagou ruas em Ubatuba, em São Francisco do Sul
Foto: Valmor Damasio / vc repórter

De acordo com a PRF, o trecho foi liberado por volta das 13h30. Na noite de ontem, as chuvas também ocasionaram deslizamentos que bloquearam a BR-282, mas o trânsito foi liberado agora pela manhã.

De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, na manhã deste domingo, o número de pessoas atingidas pelas chuvas que atingem o Estado desde a semana passada subiu para 684.848. Os desabrigados e desalojados são 15.688 nas 49 cidades atingidas, sendo que 28 decretaram situação de emergência.

Segundo o informe, 4.374 casas sofreram danos materiais e cinco pessoas morreram nas cidades de Florianópolis (3), Jaraguá do Sul (1) e Massaramduba (1). Quarenta e duas pessoas ficaram feridas.

A primeira vítima em Florianópolis foi um menino de 8 anos que estava na margem de uma cachoeira quando foi levado pela força das águas. Uma mulher de 22 anos morreu quando a ponte que ela atravessava, com seu veículo, caiu. A terceira vítima é um homem de 38 anos encontrado morto em uma obra, a provável causa da morte, segundo a Defesa Civil, foi uma descarga elétrica.

A vitima de Jaraguá do Sul foi um homem de 42 anos atingido por um raio e, em Massaranduba, bebê de quase 4 meses foi soterrado enquanto a família se preparava para deixar a casa.

A previsão da Defesa Civil é que na manhã deste domingo a chuva continue persistente e de alta intensidade do planalto ao litoral do Estado, onde deve superar os 100 mm. Nas áreas da Grande Florianópolis, do litoral sul, Planalto Sul e Vale do Itajaí, os totais previstos ficam entre 100 mm e 150 mm. No Planalto Norte e litoral norte, de acordo com a Defesa Civil, a intensidade das chuvas deve variar entre 100 e 120 mm.

Três helicópteros já operam no Estado para reforçar o atendimento aos municípios atingidos pelas chuvas dos últimos dias. Hoje, o helicóptero da Polícia Militar de Santa Catarina atua na região norte, na transferência de médicos de Joinville para São Francisco do Sul , cidade que continua com os acessos por terra interditados.

Segundo o relatório da Defesa Civil, o objetivo é melhorar o atendimento médico no município. Já o helicóptero da Polícia Civil está em Mirim Doce, na região do Alto Vale, levando alimentos, medicamentos, colchões e outros itens de atendimento emergencial às famílias atingidas.

O helicóptero do Corpo de Bombeiros, por sua vez, deve operar em ações emergenciais na Grande Florianópolis e em outras regiões.

Governador assombrado
O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (DEM), disse estar "assombrado" com os estragos causados pelas chuvas. Ele acompanhou os trabalhos da equipe da Defesa Civil estadual durante a madrugada deste domingo em Florianópolis.

Colombo, que durante a noite de sábado esteve em regiões afetadas, destacou que a situação de munícipios como Joinville e Jaraguá do Sul é "assustadora". "Fiquei assombrado com a destruição que vi", disse, acrescentando que irá aproveitar uma audiência com a presidente Dilma Rousseff, na próxima quarta-feira, para pedir apoio. "Vamos conversar com a presidente para agilizar o socorro aos municípios afetados. É muito destruição".

A previsão aponta para uma trégua entre a tarde deste domingo e a próxima segunda, mas a chegada de uma nova frente fria, que pode trazer acúmulo significativo de chuva no litoral, já coloca as autoridades em alerta.

No início da madrugada deste domingo, os dois principais acessos entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa catarina foram fechados devido a deslizamentos de terra. A queda de uma barreira na BR-101 fez com que as quatro pistas fossem interditadas próximo ao município de Palhoça. Deslizamentos também bloquearam a BR-282.

Com informações da Agência Brasil.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade