PUBLICIDADE

Cidades

Após pane afetar 18 estações em SP, Metrô volta a funcionar

21 set 2010 - 11h12
(atualizado às 12h43)
Compartilhar

A paralisação de uma composição do Metrô de São Paulo na manhã desta terça-feira provocou atrasos e aumento no movimento em todas as 18 estações da Linha 3-Vermelha. Segundo a assessoria de imprensa da companhia, um passageiro acionou o botão de emergência que abre as portas do trem, às 7h50, interrompendo a circulação entre as estações Sé e Belém. Às 10h, o trecho foi liberado, mas a situação ainda não havia sido normalizada.

Passageiro passa mal após pane no Metrô
Passageiro passa mal após pane no Metrô
Foto: Filipe Araulo / Agência Estado

De acordo com o Metrô, apesar da reabertura das estações, o grande número de passageiros que aguardavam nas plataformas obrigou a circulação de trens com intervalos maiores. A expectativa é de que a circulação chegue à normalidade por volta do meio-dia.

Ainda não há informações sobre o motivo do acionamento do botão de emergência. Com a abertura das portas, o trecho entre as estações Sé e Belém teve a alimentação de energia cortada, para permitir o desembarque dos usuários.

Em nota, o Metrô informou que acionou o Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese). Dessa forma, o transporte dos usuários das estações Corinthians/Itaquera e Tatuapé era feito através da Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Também foi solicitado à SPTrans o reforço da frota de ônibus ao longo da linha do Metrô.

Trânsito lento

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o problema na Linha 3-Vermelha do Metrô provocou lentidão em algumas vias próximas às estações afetadas, em função do excesso de veículos. Às 11h28, o maior trecho com lentidão era registrado na Radial Leste, sentido centro, nos 6,5 km entre as avenidas Bernardino Brito Fonseca de Carvalho e a Pires do Rio.

No sentido inverso da Radial Leste, entre a avenida Pires do Rio e a rua Wandelkolk, o motorista enfrentava lentidão de 4,5 km. O caos no Metrô teve reflexos também na Marginal Tietê, onde a CET registrava 3 km na pista expressa, sentido Castelo Branco, entre o Hospital Vila Maria e a ponte Jânio Quadros.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade