PUBLICIDADE

AM: motorista que matou 16 estava sob efeito de drogas

Segundo o laudo, o motorista Ozaias Costa de Almeida, que está entre os mortos no acidente, havia consumido cocaína e ingerido bebida alcóolica

19 abr 2014 - 13h32
(atualizado às 16h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Um laudo assinado por peritos do Instituto de Criminalística (IC) do Amazonas, feito com o sangue do motorista do caminhão-caçamba que, no dia 29 de março, provocou o acidente com o micro-ônibus onde 16 pessoas morreram, deu positivo para o uso de cocaína e álcool. Após o documento vazar e causar mal-estar na Polícia Civil, a instituição convocou uma coletiva e confirmou que o exame é verdadeiro.

Segundo o laudo, o motorista Ozaias Costa de Almeida, que está entre os mortos no acidente, havia consumido cocaína e ingerido bebida alcóolica. O exame toxicológico também pesquisou o uso de maconha, mas deu negativo.

"O fato de estar sob o efeito de cocaína e a mistura explosiva com álcool contribuiu preponderantemente para o acidente", afirmou o delegado Emerson Negreiros, diretor de polícia metropolitana da Polícia Civil do Amazonas.

Após o acidente, a perícia coletou sangue e urina do motorista e o enviou para um laboratório no Estado do Pará, onde os exames foram feitos. Segundo o delegado, o laudo toxicológico será inserido no inquérito e remetido para a Justiça. 

Contudo, como o motorista morreu no dia do acidente, a culpabilidade dele será extinta. "Na esfera criminal, como o motorista foi o responsável pelo acidente, não há mais o que se fazer. Já na esfera cível, a empresa dona do caminhão se torna responsável pelo dano causado e vai arcar com essas consequências", explicou Negreiros.

Durante a coletiva o delegado também confirmou que o ajudante da caçamba que sobreviveu ao acidente ainda nao foi ouvido no inquérito. 

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade